terça-feira, 22 de agosto de 2017

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Primeira Igreja Batista de Curitiba

Primeira Igreja Batista de Curitiba

A Primeira Igreja Batista de Curitiba está localizada na esquina da Avenida do Batel com a Rua Bento Viana.
O projeto desse belo conjunto (templo e prédio de ministérios com sete andares) em estilo moderno é de 1989 e foi feito pelos arquitetos Luiz Forte Netto, Orlando Busarello e Dilva C. Slomp.
A Igreja adquiriu esse terreno – com muito esforço da comunidade e algumas doações generosas – de Maria Pia Matarazzo (então presidente do grupo empresarial Matarazzo) em 1977.
Primeiro construíram um ginásio de esportes, cuja obra foi concluída em 1986, e que passou a ser utilizado templo provisório a partir de abril daquele ano.
A partir de 1990 a comunidade foi tocando a obra lentamente, na medida que ia conseguindo recursos. Lembro-me de muitas vezes ter passado em frente a ela e pensar que tinha parado.
Em 1993 ficou pronto o primeiro andar do prédio dos ministérios e uma pequena capela (ainda sem os bancos).
Em 1996 lançaram as fundações do novo templo.
Em 2000 o terceiro andar do prédio ficou pronto e foram comprados os elevadores e foi instalada a primeira viga da cobertura do templo.
Entre 2012 e 2014 a fase de acabamento do templo (vitrais, revestimento acústico, esquadras, poltronas) foi executada.
A partir de 2003 a comunidade já ocupava, mesmo que precariamente, as instalações do novo templo, que foi oficialmente inaugurado em 13 de maio de 2014, data de comemoração dos 100 da organização oficial da Igreja em Curitiba.

Ainda não tive a oportunidade de conhecer o interior do templo, que tem lindos vitrais. Estes vitrais foram produzidos por uma técnica moderna, que eu desconhecia. Foi utilizada impressão digital diretamente no vidro. O vidro é cortado, lapidado e lavado muito bem. Depois a tinta é aplicada utilizando uma impressora digital e as peças passam por um forno com temperatura entre 180 ºC e 210 ºC para curar a tinta.

A Igreja Batista


“As Igrejas Batistas são diversas denominações cristãs, com forma de governo congregacional, cuja doutrina básica se dá na salvação pela graça somente, tendo como regra de fé e de prática a Bíblia Sagrada e que tem como princípio primordial a separação entre Igreja e Estado. Está distribuída em todo o mundo e não possui hierarquia, tampouco governo único, mesmo naquelas Igrejas Locais reunidas em Convenções, visto que é princípio da maior parte das Igrejas Batista o governo local da Igreja.”

John Smyth, um pastor da Igreja Anglicana, discordava da política e de alguns pontos de doutrina da sua igreja. Perseguido na sua terra, a Inglaterra, ele e Thomas Helwys, um advogado, lideram em 1609 um grupo de dissidentes que encontraram abrigo em Amsterdã, onde fundaram uma igreja de doutrina batista.

Com a morte de John Smyth, Thomas Helwys e a sua pequena comunidade retornaram para a Inglaterra, onde em 1612 organizaram a Igreja Batista nos arredores de Londres, em Spitafields.

Com intolerância e perseguição aos batistas e outros dissidentes por parte dos reis ingleses, alguns rumaram para a América do Norte, onde em 1639, liderados por John Clark, fundaram a Primeira Igreja Batista de Providence, na colônia que denominaram de Rhode Island. A Igreja Batista nos Estados Unidos cresceu principalmente no sul.

Em função da Guerra Civil Americana (1861-1865), muitos agricultores do sul (confederados) migraram para diversos países, sendo o Brasil um deles, pela disponibilidade de terras férteis. Mais de 50 mil norte-americanos entraram no país em 1867. A maioria eram protestantes e muitos deles batistas, que em 1871, liderados pelo pastor Richard Raticliff fundaram a Primeira Igreja Batista no Brasil, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste (SP). A segunda Igreja foi fundada no mesmo município, em um local que mais tarde passou a ser a cidade de Americana.

Robert Edward Pettigrew foi um missionário batista que estabeleceu-se inicialmente em Alagoas (não consegui descobrir a data).
O Sr. Robert foi transferido para o litoral do Paraná e em 1911 organizou as primeiras igrejas batistas na região.
Em 1912 desembarcou em Paranaguá, a convite do missionário Robert, o pastor Manoel Virgínio de Souza, vindo também de Alagoas. Ele pregou durante um tempo no litoral, mas logo subiu a serra e instalou em Curitiba, em sua própria casa, um templo, onde em 13 de maio de 1914, foi oficialmente organizada a Primeira Igreja Batista de Curitiba, que contava com dez membros.

A Igreja ocupou diversos endereços, sendo um deles na Rua Aquidaban, 44 (atual Emiliano Perneta). Mais tarde, em janeiro de 1924, um novo templo foi inaugurado na Avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a Rua Desembargador Westphalen, último endereço antes do atual.

Referências:

ANTONELLI, Diego. Fé e paciência para erguer uma igreja centenária. Gazeta do Povo, Curitiba, 10 mai. 2014. Disponível em; <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/fe-e-paciencia-para-erguer-uma-igreja-centenaria-934f3t44f0mcbg6jnho9h9gzy>. Acesso em: 18 ago. 2017.
SLOMP & BUSARELLO [site]. Projetos. Disponível em: <http://www.slompbusarello.com.br/portfolio/primeira-igreja-batista-de-curitiba/>. Acesso em: 18 ago. 2017.
WIKIPEDIA. Igreja Batista. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Batista>. Acesso em: 18 ago. 2017.
LUI, Eduard Henry. Memória, oralidade e escolarização: os discursos produzidos sobre práticas escolares e relações de afetividade na Escola Confessional Batista Graciosa (1981-2003). 2016. 265 f. Dissertação (Mestrado em Educação em História e Historiografia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.
ANAVIDRO - Associação Nacional de Vidraçarias. Igreja de Curitiba utiliza impressão em vidro nos vitrais. Disponível em: <http://www.anavidro.com.br/igreja-de-curitiba-utiliza-impressao-em-vidro-nos-vitrais/>. Acesso em: 18 ago. 2017.
PRIMEIRA Igreja Batista de Curitiba. [site]. Nossa História. Disponível em: <https://www.pibcuritiba.org.br/nossa-historia/>. Acesso em: 18 ago. 2017.