quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Edifício Anita

Edifício Anita

Edifício Anita

Localizado na Rua Cândido Lopes, mas fazendo frente também para a Alameda Doutor Carlos de Carvalho e Rua Desembargador Ermelino de Leão, o Edifício Anita chama a atenção por ser um espaço verde da cidade, mesmo que vertical.

O terreno onde está foi adquirido nos anos 1940 pelo jornalista Frederico Faria de Oliveira, que demoliu uma casa que havia nele e iniciou a construção do pequeno edifício, que foi concluído no final de 1950.

O nome do edifício é uma homenagem a senhora Anita Cechelero de Oliveira, esposa do senhor Frederico.

O desenho do edifício apresenta traços do art déco, coisa que só pode ser observada em fotos antigas.

No início dos anos 1990 recebeu um andar adicional, desenhado de tal forma que parece haver uma casa no topo do edifício. Aliás, tem outros prédios na cidade com essa referência a casinha no topo.

A trepadeira que cobre o edifício foi plantada no início dos anos 2000.

O térreo é ocupado por um café, um restaurante e uma lanchonete. Nos demais andares está localizado um escritório de arquitetura e escritórios de desenho industrial. Tem também um espaço cultural onde são promovidos eventos e exposições, tornando o edifício um ponto cultural da cidade.

Esse é o segundo edifício com o nome Anita que aparece por aqui, o outra é na Rua Lamenha Lins (Dois mosaicos de Franco Giglio).

Referência:
ABDALLA, Sharon. A história do Edifício Anita, o queridinho do Centro. Gazeta do Povo, Curitiba, 7 mar. 2017, caderno Haus. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/historia-do-edificio-anita-o-queridinho-do-centro/>. Acesso em: 23 out. 2018.