segunda-feira, 13 de maio de 2019

Casa do Contador de Histórias

Casa do Contador de Histórias
Casa do Contador de Histórias

Esta casa na Rua Trajano Reis, 325 é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Abriga a “Casa do Contador de Histórias”, uma associação sem fins lucrativos.
No site deles apresentam-se assim:

“A Casa do Contador de Histórias é uma associação sem fins lucrativos, que atua desde 2003.
Pelo trabalho que desenvolve, recebeu o título de OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Pelo trabalho desenvolvido com a comunidade, a casa é reconhecida como Utilidade Pública Municipal de Curitiba.
Nós temos parceria com 10 instituições que atendem pessoas em risco social, como crianças em abrigos ou escolas especiais, idosos em asilos e pacientes psiquiátricos ou HIV sintomáticos.
Assim, nossos 40 voluntários contam histórias para cerca de 800 pessoas todos os meses.
A Casa não recebe nenhuma ajuda financeira do poder público. Nós sobrevivemos de doações de pessoas físicas e prestação de serviços culturais, como cursos, rodas e palestras. Nossas artesãs também produzem peças para gerar renda para a associação.
Nosso trabalho é diário e nossa sede tem aproximadamente 300 metros.
Nós formamos novos contadores que vêm de vários lugares do Brasil e oferecemos encontros de desenvolvimento para os voluntários da Casa.
Nossa Missão é resgatar o ato milenar de contar histórias para ajudar as pessoas a se conectarem aos seus sonhos e ao amor pela vida, despertando a consciência dos valores universais para a construção de um mundo melhor.
E essa Casa também é sua!”

Acompanho a instituição em uma dessas redes sociais da vida e sei que as vezes eles tem contações de história por lá. Ate agora não deu certo, mas quero ir lá um domingo desses (todo primeiro domingo do mês tem roda de histórias) para ouvir algumas e, quem sabe, alguém conta a história da casa.

Sobre a casa propriamente dita, a única coisa que sei é que quando a casa vizinha pegou fogo em maio de 2014, ela foi atingida também. Mas o pessoal conseguiu recuperá-la.

Referência:
CASA do Contador de Histórias [site]. Disponível em: <https://casadocontadordehistorias.org.br>. Acesso em: 10 mai. 2019.