sábado, 11 de julho de 2015

"Cavalo Loco"


Catador de papéis com a sua carrocinha puxada pelo cavalo "loco".
Dizem que Curitiba tem altos índices de reciclagem de papel e alumínio. Grande parte disso deve-se a esses trabalhadores.
Apesar do pouco reconhecimento, são personagens importantes da paisagem urbana e que ajudam a tornar a cidade aquilo que ela é.

P.S. escrito em novembro de 2015:
Recentemente a Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade um projeto de lei encaminhado pela administração Gustavo Fruet proibindo o uso de carroças e charretes na cidade, mas autorizando “atividades com animais em haras, corridas de cavalos, hipismo, equoterapia, cavalgadas e das forças públicas, militares ou civis que tenham cavalarias.”
Segundo o vereador Paulo Salamuni (líder do prefeito na Câmara), as pessoas estarão sujeitas a apreensão do animal e a sanções da lei que trata de maus tratos a animais (até R$ 200 mil de multa).

Uma coisa é maus tratos de animais (que não aprovo, naturalmente) e outra e uso de animais no trabalho. O que a prefeitura está proibindo é o uso de animais no trabalho. Os maus tratos já eram punidos por uma lei anterior, que se não estava sendo cumprida por uns poucos, era por falha na fiscalização da própria prefeitura.

Referência.

CAMPOS, Marcela. Câmara de Curitiba aprova proibição do uso de carroças e charretes. Gazeta do Povo. Curitiba, 24 set. 2015. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/camara-de-curitiba-aprova-proibicao-do-uso-de-carrocas-e-charretes-395n22oig0qbtvxflkpawb4me>. Acesso em: 26 set. 2015.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, Sancionada lei que proíbe uso de veículos de tração animal em Curitiba. Curitiba, 29 out. 2015. Disponível em: <http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/sancionada-lei-que-proibe-uso-de-veiculos-de-tracao-animal-em-curitiba/38040>. Acesso em: 29 out. 2015.