sexta-feira, 10 de julho de 2015

Parque General Iberê de Mattos (Bacacheri)





O Parque General Iberê de Mattos, também conhecido como Parque Bacacheri, foi inaugurado em 1988, mas foi concebido na década de 1970 como parte de um plano de implantação de parques ao longo dos rios, que além de preservar o ambiente, tinha como objetivo proteger o sistema natural de drenagem, resolvendo o  problema de enchentes.
Antes o local era conhecido como “Tanque Bacacheri” e era uma área de recreação particular, onde o proprietário alugava barcos para passeio.
O parque tem uma área de 152.000 m² e é bastante frequentado.

Iberê de Mattos, carioca, veio para o Paraná em 1927 para liderar a construção da estrada Curitiba - Capela da Ribeira. Formou-se engenheiro metalúrgico pela escola de Engenharia do Exército. Ocupou cargos na CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) e na FNM (Fábrica Nacional de Motores).
Retornou ao Paraná em 1953, para dirigir a rede ferroviária Viação Paraná-Santa Catarina.
Elegeu-se prefeito de Curitiba em novembro de 1958, cargo no qual permaneceu até 1962.
Uma das suas prioridades de governo era a preservação de áreas verdes e na sua gestão inaugurou o Parque Barreirinha e e o Parque Municipal de Curitiba (onde fica? mudou de nome?). Também deu início a construção da atual sede da prefeitura. Faleceu em 1986.

A foto com os guris tomando banho no lago é de 2003. Não lembro, mas acho que já era proibido nadar no lago, mas a fiscalização deveria ser menor.

Fonte: "Plano de Manejo do Parque Natural de Lazer 'General Iberê de Mattos' - Bacacheri". Prefeitura Municipal de Curitiba, 2005