quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Hospital São Lucas


Localizado na Av. João Gualberto, o prédio do Hospital São Lucas, quando de sua inauguração, foi considerado um dos símbolos da modernidade de Curitiba. É uma Unidade de Interesse de Preservação.
Projetado em 1945 por João Batista Villanova Artigas, curitibano e um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi inaugurado em 1948.
O prédio é bem na linha da arquitetura modernista, com o uso dos princípios de Le Corbusier: rampas, pilotis, janelas em fita, terraços e jardins
Vilanova Artigas projetou os quartos principais para o norte, a fim de garantir a insolação, e uniu o bloco da enfermaria e do centro cirúrgico por rampas – uma constante em toda sua obra. Visto de cima, também tem uma forma que lembra um “H”, com uma das pernas mais curtas. Mesma solução adotada nos prédios da Reitoria da UFPR (que foi projeto de outro arquiteto).

Como é possível observar na foto, não adiantou muito o arquiteto ter tido a preocupação com a insolação dos quartos, uma vez que permitiram a construção de edifícios próximos, que projetam sombra sobre a face norte do hospital.

Referências:
MUELLER, Oscar. Centro Cívico de Curitiba: um espaço identitário. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). UFRGS. Porto Alegre.
CIFFONI, Ana Lucia Pontes de Souza. Registro de Arquitetura Moderna: A Produção Arquitetônica da Construtora Marna Ltda. 2008. 88 p. Monografia (Especialização em História da Arte). PUCPR. Curitiba.
CRUZ, Eloá e NOGUEIRA, Daliane. A Curitiba desenhada por Artigas. Jornal Gazeta do Povo. 30 jun 2015. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/a-curitiba-desenhada-por-artigas/>. Acesso em: 10 ago 2015.