segunda-feira, 17 de agosto de 2015

O edifício mais alto de Curitiba





O “Universe Life Square” é o edifício mais alto do Paraná e o 18º do Brasil (pelo menos por enquanto).
Com 156 m de altura, 44 andares e mais 4 no subsolo, começou a ser construído em 2008 e foi concluído em 2014. É de uso misto, com 138 unidades residenciais, 207 escritórios e 6 espaços para lojas. Em estilo pós-moderno, foi construído em concreto reforçado, aço, vidro e pedra calcária. Foi projetado pelo escritório paulista Koningsberger e Vanucci Arquitetos.
O edifício tem salão de dança, bar, spa, espaço da mulher (seja lá o que isso for), piscina e sauna.
A construção do prédio exigiu a adoção de soluções técnicas especiais, como na concretagem das fundações e o uso de equipamentos como grandes mastros distribuidores de concreto.
Está localizado na Rua Comendador Araújo.

O que você acha de edifícios altos assim? Qual o perfil que você prefere para Curitiba? Mais como New York ou mais como Paris? O que você acha dessas leis sobre potencial construtivo (ou solo criado)? Acho que a população nunca foi consultada sobre esse assunto.

Eu preferiria um perfil mais baixo, como nas cidades européias. Também tenho sérias dúvidas sobre a pressão que edificações desse porte exercem sobre os serviços de eletricidade, água, esgoto e transporte. Também sobre o trânsito, estacionamento, até com relação a sombra que projetam.

Referências:
SKYSCRAPERPAGE.COM. Universe Life Square. Disponível em: <http://skyscraperpage.com/cities/?buildingID=26035>. Acesso em: 14 ago 2015.
WIKIPEDIA. Universe Life Square. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Universe_Life_Square>. Acesso em: 14 ago 2015.
MARTINS, Rogério. Fundação do prédio mais alto de Curitiba e da região sul do Brasil (sic). E-civil na WEB. Disponível em: <http://ecivilnaweb.blogspot.com.br/2011/06/fundacao-predio-mais-alto-de-curitiba-e.html>. Acesso em: 14 ago 2015.
O CEU é o limite. Grandes Construções: construção, infraestrutura, concessões e sustentabilidade. São Paulo, nº 27, p. 52-54, jun 2012.