sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Palacete Graças a Deus


Quem sobe a XV, da Reitoria em direção a Ubaldino do Amaral, vai encontrar no lado esquerdo (ou direito, para quem desse a XV de carro) esse simpático edifício residencial, de apenas três andares, chamado “Palacete Graças a Deus”.
Construído nos anos 1950, tem acima do nome uma imagem em alto relevo da deusa romana  Fortuna, com a sua cornucópia (que é um símbolo da fertilidade, riqueza e abundância) em mãos.
O predinho tem em frente um jardim, com plantas e três ou quatro araucárias.

Segundo escreveu José Carlos Fernandes na sua coluna na “Gazeta do Povo”, alguns moradores (são só sete famílias que residem lá), intrigados com o nome do edifício, resolveram pesquisar sobre quem construiu o prédio e por que teria escolhido aquele nome.

Uma das histórias que descobriram é que o “Palacete Graças a Deus” teria sido construído por uma trabalhadora da noite (acho que dá para entender) e que durante a construção um amante seu sumiu. Ele ter sumido provavelmente não teria sido um grande problema, o problema é que o traste levou junto o dinheiro que ela tinha guardado. Para concluir o prédio ela teria aberto um boteco e trabalhado duro para finalizar a construção. Segundo narra o colunista, um dos moradores disse: “É a melhor versão. Se não for a verdadeira deveria fi­­car sendo”.

Outros dizem que o prédio foi construído por uma empregada doméstica que ganhou na loteria, mas também que teria sido enganada por um golpista pelo qual ela teria caído de amores. Para concluir a construção ela teria voltado ao trabalho de sempre e juntado o dinheiro que necessitava.

São histórias como esta que tornam o andar pela cidade muito mais divertido.

Referência: FERNANDES, José Carlos. Palacete Graças a Deus. Gazeta do Povo. Curitiba, 01 abr 2010. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/jose-carlos-fernandes/palacete-gracas-a-deus-03d8cydwprurhveyjod1dhb2m>. Acesso em: 15 ago 2015.