quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Santa Casa




A Santa Casa de Curitiba foi instituída em 9 de junho de 1852. A sua primeira sede foi na Rua Direita, atual Rua Treze de Maio.
No início foi mais conhecida como “Hospital de Caridade”. O hospital era o local de tratamento dos pobres, os ricos eram tratados nas suas casas.

A construção do prédio que vemos nas fotos, localizado no Campo do Olho D’Água (atual Praça Rui Barbosa) foi iniciada em 1868 e terminou em 1880, tendo sido inaugurada pelo Imperador D. Pedro II no dia 22 de maio de 1880.

D. Pedro II escreveu o seguinte no seu diário: “Inauguração do hospital novo da Misericórdia, entre a visita da primeira aula e o resto. Está bem situado. Ouvi missa na capela que é de bonitas madeiras das quais uma é o lindo cipó florão. Bom relógio de torre e necrotério demasiado grande para o resto. As enfermarias são boas e têm bastante espaço para aumentar o edifício, que aliás devia ser construído conforme os hospitais modernos. Tem pára-raios e um deles foi fulminado durante a trovoada de Paranaguá. O Dr. Murici foi quem mais concorreu para a construção do hospital. O provedor, Dr. Pires Albuquerque, seu genro, leu um discurso bem feito em que recordou comovido os serviços de Murici. É cirurgião militar. A enfermaria militar com bonita botica, acha-se no hospital que tem diversos quartos e alguns com grades para alienados.”
O Dr. Muricy (o nome passou a ser escrito assim, com “y”, no século XX) havia morrido um ano antes da conclusão da obra.

O hospital recebeu uma nova visita imperial em 3 de dezembro de 1884, quando foi visitado pela Princesa Isabel e pelo Conde d’Eu.

O responsável pela obra foi o alemão Gottlieb Wieland, autor da igreja gótica luterana (não existe mais, pois foi atingida por um raio). Ele contratou os também alemães Frederico Warnecke, responsável pelos trabalhos em alvenaria e Christian Strobel, incumbido das partes em madeira. Pouco antes do término do prédio contratou Henrique Henning, mestre-de-obras alemão recém-instalado em Curitiba, que teria um papel fundamental na construção da Catedral de Curitiba.

O prédio é no estilo eclético, i. é, uma mistura de diversos estilos arquitetônicos, muito usado na época, principalmente pelos que queriam fazer algo diferente do estilo colonial. O prédio é muito bonito, está bem conservado e é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Quando falamos da Santa Casa, destaque especial deve ser dado ao trabalho árduo das Irmãs de São José de Moutiers, que chegaram a Curitiba, em 1896.
O jornal “A República” publicou na primeira página de sua edição de 29 de setembro de 1896, dois meses após a chegada das irmãs, o seguinte: “O Hospital de Caridade de Curityba como que resurge agora do abandono e abatimento a que há tempos atraz havia cahido, não que a benefica interferencia dos governos republicanos houvesse abandonado, mas porque esses mesmos recursos eram mal empregados, e fazendo-se sobre tudo sentir a falta de pessoal habilitado para o desempenho da dificil missão de tratar dos enfermos. Devemos porém accentuar bem claramente, que o aceio e ordem, conforto e carinho que hoje se notam, só poderiam encontrar os infelizes enfermos nessas mulheres de sublime abnegação, que, como um raio de luz, illuminão com a affeição maternal de sua santa missão, até o resgate da saúde ou até o dia da morte, os que ali pedem guarida. Nem os recursos avultados que o Estado dispensa, nem a solicitude do digno provedor e do não menos esforçado thesoureiro da Irmandade da Santa Casa, nem os desvelos dos medicos internos, poderiam valer, se não fôra a lembrança de uma bôa hora, buscar o auxilio das Irmãs de S. José.”

Veja fotos da capela da Santa Casa aqui.

Referências:

SANTA CASA de Curitiba. História do hospital. Disponível em <http://www.santacasacuritiba.com.br/institucional/historia-do-hospital/>. Acesso em: 15 ago 2015
CÂMARA MUNICIPAL DE CURITBA. O prédio da Santa Casa de Misericórdia. Disponível em: <http://www.cmc.pr.gov.br/ass_det.php?not=20589>. Acesso em: 15 ago 2015.
PIZANI, Maria Angelica Pinto Nunes, O cuidar na atuação das Irmãs de São José de Moutiers na Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (1896-1937). 2005. 226 p. Tese (Doutorado em História) - UFPR, Curitiba.
D. PEDRO II. Diários. Maço 37, Doc. 1057, Vol. 23. Arquivo da Casa Imperial do Brasil - POB. Transcrições gentilmente fornecidas pelo Museu Imperial/IBRAM/MinC.