quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Casa Manuel Miró


Esta casa, localizada na Rua Comendador Araújo, foi a residência de Manuel Miró, empresário ligado ao ramo da erva-mate. Em estilo colonial é uma das poucas construídas pelos “barões da erva-mate” que não era em estilo palaciano. É uma Unidade de Interesse de Preservação.

Em dezembro de 1912 foi alugada para a recém-fundada Universidade do Paraná. Abrigou a administração e as salas de aula da o que seria mais tarde a Universidade Federal do Paraná.
Em junho de 1914 ficou pronto o prédio na Praça Santos Andrade, e a universidade deixou este local.
Em agosto de 1914 foi instalado no local a “Maternidade Paraná”, primeiro hospital do estado especializado no atendimento de gestantes e recém-natos e era dirigida por Vitor Ferreira do Amaral . Era ligada a universidade e servia de hospital escola para os alunos de obstetrícia. Mais tarde (1930) a maternidade mudou de nome (Maternidade Victor Ferreira do Amaral) e foi transferida para a Avenida Iguaçu, onde havia sido construído um novo prédio, em um terreno doado por Dona Adalgisa Bittencourt.
Em 1987 a casa passou a fazer parte da estrutura de um centro comercial.

A fachada do térreo sofreu alterações significativas, com a inclusão de uma vitrina. Originalmente tinha uma porta bem no centro, ladeada por quatro janelas, duas em cada lado.

Referências:

WIKIPEDIA. Casa Miró. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_Miró>. Acesso em: 18 ago 2015.
COSTA, Paulo José da. Fotografia mostra o primeiro prédio da Universidade Federal do Paraná. Disponível em: <http://paulodafigaro.blogspot.com.br/2014/09/fotografia-mostra-o-primeiro-predio-da.html>. Acesso em: 18 ago 2015.
MILAN, Polliana, SANTOS, Leandro dos. Erva-Mate: O ouro verde do Paraná. Jornal Gazeta do Povo. [20??]. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/especiais/erva-mate/index.jpp>. Acesso em: 18 ago 2015.