quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Colégio Estadual do Paraná



O Colégio Estadual do Paraná é uma das instituições de ensino tradicionais de Curitiba.

Em 1846 o Marechal Manuel da Fonseca Lima e Silva, Barão do Surui, então presidente da Província de São Paulo criou o Licêo de Coritiba, que foi instalada em uma casa no Largo da Matriz (atual Praça Tiradentes).
Em 1854 ganhou uma sede própria, na Rua da Assembléia (atual Alameda Dr, Muricy).
Em 1857 foi instalada no Licêo a primeira biblioteca pública da província, que mais tarde seria transformada na Biblioteca Pública do Paraná.
Em 1872 o governo da província adquiriu do Comendador Manuel Antônio Guimarães, Visconde de Nacar um imóvel na Rua Aquidaban (atual Rua Emiliano Perneta).
Em 1876 passou a chamar-se Instituto Paranaense, com a instalação também de uma Escola Normal anexa (que é o atual Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto).
Trocou de nome novamente em 1892, passando para Gymnásio Paranaense.
Em 1904 mudou-se para uma nova sede, na Rua Borges de Macedo, atual Rua Ébano Pereira, onde hoje fica a Secretaria Estadual de Cultura.
Em 1918 foi criado no Palacete Loureiro (na esquina da Avenida Marechal Floriano com a Rua Sete de Setembro) o Gymnásio Paranaense Internato, que em 1925 mudou a sede para o Colégio Diocesano e Seminário (atual Colégio Marista Paranaense).
Em 1942 o Gymnásio Paranaense, muda mais uma vez de nome, passando a ser o Colégio Paranaense - Externato.
Em 1943 a escola muda de nome novamente, passando a ter a denominação que permanece até hoje, Colégio Estadual do Paraná. Nesse mesmo ano o Gymnásio Paranaense Internato tornou-se uma instituição privada, dos Irmãos Maristas. Ainda nesse ano de 1943, por iniciativa do então interventor Manoel Ribas, foi lançada a construção de uma nova sede na Praça Santos Andrade, onde hoje é o Teatro Guaíra.
Em 1944 chegaram a conclusão de que o local não era adequado e desapropriaram a Chácara da Gloria (ou a Chácara de “Nhá Laura”) na Avenida João Gualberto, onde hoje está o prédio da foto.
A sede atual foi inaugurada em 1950, com a presença do presidente da república, General Eurico Gaspar Dutra.

No dia 22 de maio de 1880 o Imperador D. Pedro II visitou o então Instituto Paranaense. O que ele escreveu sobre a visita no seu diário foi o seguinte:
“10 ¼ Instituto Paranaense que ensina os preparatórios. Os estudantes — são poucos — responderam sofrivelmente. Casa pequena é ainda externato. As aulas de primeiras letras depõem contra o estado da instrução primária em Curitiba. Casas acanhadas para 120 alunos numa a duas — atraso no ensino e falta quase absoluta do conhecimento de doutrina religiosa.”

O prédio em formato de “U”, quando visto de cima, tem quatro pavimentos e uma área aproximada de 43.140 m². Com “janelas sistema guilhotina, de madeira com veneziana na parte inferior, e vidro, na superior, bandeiras em báscula. De linhas simples, sem ornatos exteriores, constitui exemplo típico da chamada, arquitetura oficial do Estado Novo (1937-1945).”
Foi feita uma concorrência pública para a construção do prédio, que foi vencida pela Companhia Construtora Nacional, do Rio de Janeiro, que apresentou o projeto.
O Colégio Estadual é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:

COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ. Centro de Memória: Cronologia. Disponível em: <http://www.cep.pr.gov.br>. Acesso em: 19 ago 2015.
WIKIPEDIA. Colégio Estadual do Paraná. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Colégio_Estadual_do_Paraná>. Acesso em: 19 ago 2015.
LYRA, Cyro Illídio Corrêa de Oliveira et al. Espirais do tempo: bens tombados do Paraná. Curitiba: Secretaria de Estado da Cultura, 2006. 440 p.
CORREIA, Ana Paula Pupo. História & Arquitetura Escolar: os prédios escolares públicos de Curitiba (1943-1953). 2004. 169 p. Dissertação (Mestrado em História e Historiografia da Educação). UFPR. Curitiba.
D. PEDRO II. Diários. Maço 37, Doc. 1057, Vol. 23. Arquivo da Casa Imperial do Brasil - POB. Transcrições gentilmente fornecidas pelo Museu Imperial/IBRAM/MinC.