sábado, 31 de outubro de 2015

Casa na Brigadeiro Franco 1700 (Casa João Vianna Seiler)

Casa na Brigadeiro Franco 1700

Esta casa na Rua Brigadeiro Franco, 1700 é enorme. Abrigou até recentemente uma escola e quando a fotografei estava desocupada.
Pesquisando sobre ela não consegui descobrir quem morou nela (mas agora descobri, continue lendo), mas anúncios de imobiliárias dizem que ela é de 1964 (o que está errado) e que tem 1.100 m².
Quando fiz faculdade morei na região e naquela época ainda era ocupada por uma família.

Comentando em uma foto da casa publicada em uma rede social, Heloisa Bettega Carvalho escreveu o seguinte: “A casa foi construída pelo meu bisavô João Viana Seiler para sua família. Minha avó de solteira Semiramis (Mimizinha) de Macedo Seiler casou com Lydio Bettega a irmã de minha avó Laurinda casou com o irmão do meu avô Eurico Bettega.”. Quando perguntei a ela sobre quando a casa foi construída, respondeu: “só sei que a mudança foi em Setembro de 1947.” Ou seja, a informação que eu havia publicado sobre a data da casa estava errada.

Por ocasião do falecimento do Sr. João Vianna Seiler, em 7 de novembro de 1955, o jornal “A Tarde” publicou o seguinte:

João Vianna Seiler


“A sociedade curitibana foi abalada na manhã de hoje com a infausta noticia do falecimento do industrial Sr. JOÃO VIANNA SEILER, figura de proeminência em nossos círculos sociais, industriais, econômicos, comerciais e esportivos, onde desenvolveu atividade das mais profícuas, como bem o atestam as suas realizações e as funções de destaque que ocupou em diferentes setores.

Titular na firma João Vianna Seiler e Cia Ltda. foi um dos líderes dos meios madeireiros, ocupando o cargo de Diretor Presidente do Sindicato de Laminados e Compensados do Paraná.

Sua atividade social das mais intensas fez com que fosse escolhido para postos de destaque em diferentes organizações recreativas e filantrópicas, tendo exercido a Presidência da Associação dos Empregados do Comércio, da Associação Comercial do Paraná; da Sociedade Socorro aos Necessitados e do Clube Curitibano. Foi durante muitos anos Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia.

Nos círculos esportivos seu nome era dos mais conhecidos pois foi fundador e Patrono do Coritiba F. C., tendo sido um dos grandes benfeitores não só daquela agremiação, como do próprio esporte paranaense.

O ilustro extinto era casado com Dona Semiramis de Macedo Seiler, descendente de tradicional família paranaense. Era pai das Senhora Semoramis, casada com o Sr. Lydio Paulo Bettega; Laurinda, casada com o Sr. Eurico Bettega; Justina, casada com o Dr. Sady Souza; Dr. José Gustavo de Macedo Seiler; Sr. João Seiler Junior e Srta. Marina de Macedo Seiler.

O sepultamento do Sr. João Vianna Seiler será realizado às 17,00 horas de hoje, partindo o cortejo fúnebre de sua residência, à Rua Brigadeiro Franco, nº 1700 para a Capela da Família no Cemitério Municipal.”

texto corrigido e complementado em 4 dez. 2018

Referências:
CARVALHO, Heloisa Bettega. [comentário em rede social]. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/417557358409468/permalink/1177332075765322/>. Acesso em: 4 dez. 2018.
DYMINSKI, Luis Venske. [comentário em rede social]. Disponível em: <https://www.facebook.com/groups/417557358409468/permalink/1177332075765322/>. Acesso em: 4 dez. 2018.
JOÃO Viana Seiler. A Tarde, Curitiba, 17 nov. 1955. Ano VI, n. 1613, p. 8.