domingo, 27 de dezembro de 2015

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba

Mercado Municipal de Curitiba

O atual Mercado Municipal de Curitiba foi inaugurado em 02 de agosto de 1958 e é um local tradicional de compras. No entorno dele também existem diversas lojas de produtos semelhantes ou que, de certa forma, complementam o mercado.

O primeiro mercado público de Curitiba foi estabelecido em 1864 no Largo da Ponte (atual Praça Zacarias). Estava em um imóvel de propriedade da província e era conhecido como Mercado dos Quartinhos.
Em 19 de dezembro de 1873 foi lançada a pedra fundamental de um novo mercado, localizado no Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques. Lá na Generoso Marques, mais ou menos onde hoje tem um mercado de flores e fazendo frente para a Praça Tiradentes, ficava o prédio da cadeia. Nos fundos, onde hoje é o Paço da Liberdade, era onde ficava este mercado, que foi inaugurado no dia 11 de outubro de 1874.
Quando D. Pedro II visitou a cidade ficou hospedado alguns passos dali, na casa do cidadão português Antônio Martins Franco, já demolida (onde hoje tem uma Casas Pernambucanas, na esquina da Rua Monsenhor Celso com a Praça Tiradentes). No dia 23 de maio de 1880 escreveu em seu diário, depois de visitar a cadeia: “Mercado pequeno e pouca gente”.
Em 1912 o Mercado Municipal foi fechado e demolido, para dar lugar ao Paço Municipal. Provisoriamente foi instalado um novo mercado na atual Praça 19 de Dezembro.
Em 1915 foi transferido novamente para um chalet onde atualmente é a Praça Theodoro Bayma, no Batel. Permaneceu no local até 1937.
Curitiba ficou então sem um mercado municipal fixo para a compra de gêneros alimentícios, permanecendo apenas com as feiras livres, que, como hoje, eram realizadas em um local diferente a cada dia da semana.
O Plano Agache havia proposto a construção de um mercado municipal. Em 1954, o prefeito Ney Braga aprovou uma lei que determinava a construção do atual Mercado Municipal de Curitiba. O projeto era do engenheiro Saul Raiz (mais tarde, prefeito ele também) e a construção foi iniciada em maio de 1956. Em 2 de agosto de 1958 o mercado foi inaugurado. Depois disso passou por reformas e ampliação, sendo uma grande em 2010.

Referências:

DESTEFANI, Cid. Mercados & Cia. Gazeta do Povo. Curitiba, 8 set. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/colunistas/nostalgia/mercados--cia-bjjwbxcqcqku0jrt3c48m2fym>. Acesso em: 24 dez. 2015
WIKIPEDIA. Mercado Municipal de Curitiba. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mercado_Municipal_de_Curitiba>. Acesso em: 24 dez. 2015.