sábado, 20 de fevereiro de 2016

Casa da Estudante Universitária de Curitiba

Casa da Estudante Universitária de Curitiba

A Casa da Estudante Universitária de Curitiba - CEUC está localizada na Rua General Carneiro, esquina com a Conselheiro Araújo.
Fundada em 21 de agosto de 1954, foi uma iniciativa liderada por Amélia Moro, diretora do departamento feminino do DANC - Diretório Acadêmico Nilo Cairo (representação dos acadêmicos de medicina da UFPR) e das estudantes Maria Falce de Macedo, Dalila de Castro Lacerda e Ivone Portela Natal. Contaram também com o apoio da União Paranaense de Estudantes.

Inicialmente foi instalada em uma casa na Rua José Loureiro, com capacidade para 28 pessoas. Mais tarde foi transferida para a Rua Mariano Torres, onde atendia a 50 moradoras.

Nos anos 1960, com a construção dos edifícios da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, foi incluído no projeto o edifício que vemos na foto, que comporta 130 moradoras.

É uma entidade filantrópica mantida pela UFPR destinada a abrigar estudantes do sexo feminino, matriculadas na universidade, cuja família seja de fora da cidade e de baixa renda. Oferece café da manhã e local apropriado para estudos. As moradoras contribuem com um pequeno valor mensal que ajuda nas despesas.

Para os rapazes existe a CEU - Casa do Estudante Universitário do Paraná.

Referências:

CEUC. História. Disponível em: <http://ceucpr.blogspot.com.br/p/historia.html>. Acesso em: 18 fev. 2016.
UFPR. Hospedagem. Disponível em: <http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2004/pg_v2004/hospedagem.htm>. Acesso em: 18 fev. 2016.