terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Hotel Tassi

Hotel Tassi em Curitiba
Hotel Tassi em Curitiba
Hotel Tassi em Curitiba

O Hotel Tassi está fechado desde os anos 1960 e, além disso, no início dos anos 1990 as ruínas sofreram um incêndio. Faz muitos anos que está com tapumes e escoras, esperando pela restauração.
Localizado na esquina da Rua Barão do Rio Branco (antiga Rua da Liberdade) com a Avenida Sete de Setembro, o prédio é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e é uma Unidade de Interesse de Preservação.

A história


Em outubro de 1888 o jovem Angelo Tassi conheceu no porto de Gênova, na Itália, a família Puglia. Embarcaram no mesmo navio, “Hisdoustan”, de bandeira francesa. O destino era o Brasil. Os Puglia rumo à Curitiba e Tassi pretendendo ficar em São Paulo.
Durante a viagem o chefe da família Puglia faleceu (de uma pneumonia) e foi sepultado em alto mar. Desembarcam todos no Rio de Janeiro.
A Sra. Annunziatta Puglia, grávida e com quatro filhos, estava, naturalmente, em uma situação difícil. Angelo Tassi, naquela altura já enamorado da filha mais velha dos Puglia, Angela, decide mudar de rumo e acompanha a família até Curitiba.
Angelo começou a trabalhar como mestre de obras na cidade e trabalhou também na continuação da estrada de ferro Curitiba-Paranaguá.
Hotel Tassi em Curitiba
Em 1 de outubro de 1889 casou com Angela (então com 16 anos) e foram morar no alto da Rua XV. Mais tarde comprou do padre Domingos Piacente um terreno na esquina da então Rua da Liberdade com a Rua Sete de Setembro, em frente a estação ferroviária.
No local constroem uma casa e abrem na frente uma venda. Inicialmente forneciam também alguma coisa para as pessoas comerem, principalmente para os passageiros que por ali circulavam e aos carroceiros que faziam ponto na região. Em seguida abriram um restaurante e graças a boa cozinha da senhora Angela, foram prosperando. Como muitos pediam pouso, em 1900 construíram um pequeno hotel, que tinha o nome de “Hotel Estrada de Ferro”.  Graças a dedicação da família, fizeram mais duas ampliações, até chegarem a forma final do hotel, que passou a ter o nome de “Hotel Tassi”.
O hotel, além de atender os viajantes, virou um local frequentado pela sociedade da cidade, que iam lá fazer refeições no restaurante com ótima comida italiana e participar de bailes e eventos em seus salões.

A história do hotel e da família Tassi é contada no livro “Hotel Tassi: o antigo hotel da estação”, de Elisabete Tassi Teixeira. Além de contar a história é muito bem ilustrado com fotos. Gostei muito do livro.

Referências:

TEIXEIRA, Elisabete Tassi. Hotel Tassi: o antigo hotel da estação. 1. ed. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 1991. 178 p.
LICHOVESKI, Talita Roberta Pompeu. Hotel Tassi: local de passagem em uma cidade em pleno vapor, Curitiba fins do século XIX e início do XX. 2014. 34 p. Artigo (Especialista em Patrimônio, Memória e Gestão Documental). Faculdade de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba.