quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco 763

Sobrado na Rua Barão do Rio Branco 763

Este sobrado localizado na Rua Barão do Rio Branco (antiga Rua da Liberdade), em frente à Praça Eufrásio Correia, é uma Unidade de Interesse de Preservação e um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.
É uma construção eclética — provavelmente do final do século XIX ou início do XX — com decoração nas portas e janelas. Tem também uma platibanda decorada, encimada por pequenas urnas esféricas. Deve ter sido usada para comércio no térreo e residência no segundo andar. Ainda não consegui descobrir quem foi o dono na época da construção.

Foi bem restaurada e encontra-se muito bem conservada. Já fiz um comentário semelhante em outra postagem, mas este sobrado também é um belo exemplo de preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. A solução encontrada aqui foi a construção de um prédio nos fundos e o sobrado serve como entrada e recepção. Não sei se é o caso, mas possivelmente quem construiu o prédio recebeu algum benefício da lei que regula as UIP. Nada mais justo, pois assim todos saem ganhando. O destaque aqui é que a conservação das características do imóvel, que foram muito bem preservadas.