segunda-feira, 4 de julho de 2016

Biblioteca Pública do Paraná

Biblioteca Pública do Paraná

Biblioteca Pública do Paraná

Biblioteca Pública do Paraná

Biblioteca Pública do Paraná

A atual sede da Biblioteca Púbica do Paraná está localizada na Rua Cândido Lopes e foi inaugurada em 19 de dezembro de 1954 pelo governador Bento Munhoz da Rocha Netto e pelo presidente da república João Café Filho, ainda como parte das comemorações do centenário da emancipação política do estado, que havia ocorrido no ano anterior.

O projeto do prédio é de Romeu P. Costa e é um bem tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado.
Com um pouco mais de 8.500 m² o prédio, segundo o site da própria biblioteca, abriga um acervo de “cerca de 630 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídia” e “é uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país, atendendo em média 3 mil usuários/dia e cerca de 2 mil empréstimos diários de livros.”

A Biblioteca Pública do Paraná “foi criada pelo vice-presidente da província José Antônio Vaz de Carvalhares, em 7 de março de 1857” e passou por diversas instalações, até ganhar o endereço atual.

Referência:

BIBLIOTECA PÚBLICA DO PARANÁ. Histórico. Disponível em: <http://www.bpp.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=3”. Acesso em; 28 jun. 2016