domingo, 25 de setembro de 2016

Uma escultura de Tomie Ohtake em Curitiba

Uma escultura de Tomie Ohtake em Curitiba

Esta escultura, sem título, é de Tomie Ohtake. Executada em 1996, está instalada no Portal Cultural/Museu Municipal de Arte (MuMA), junto a entrada voltada para a Praça Professor Hildegard.
Segundo informa o site da Fundação Cultural de Curitiba, a obra tem onze metros de altura e celebra o centenário da amizade Brasil-Japão.

Tomie Ohtake


A artista plástica nasceu em Quioto em 1913 e faleceu em São Paulo em 2015. Naturalizada brasileira, chegou no Brasil em 1936 para visitar um irmão. Durante a visita conheceu Ushio Ohtake, com quem acabou casando e assim, foi ficando por aqui, mais precisamente, em São Paulo.
A sua grande produção artística nas áreas de pintura, gravura e escultura é de primeiríssima qualidade, reconhecida internacionalmente.

Tomie Ohtake foi uma das principais artistas do abstracionismo. Consagrada ainda em vida, recebeu inúmeros prêmios e homenagens.
Suas esculturas de grandes dimensões em áreas públicas estão espalhadas por algumas cidades brasileiras e em São Paulo algumas delas são verdadeiros marcos da cidade.

Publicação relacionada:
Escultura de Tomie Ohtake na Praça do Japão

Referência:
WIKIPEDIA. Tomie Ohtake. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tomie_Ohtake>. Acesso em 24 set. 2016