segunda-feira, 10 de outubro de 2016

A antiga Papelaria Requião na Alameda Doutor Muricy

A antiga Papelaria Requião na Alameda Doutor Muricy

Por muitos anos este sobrado na Alameda Doutor Muricy foi ocupado pela Papelaria Requião.

O prédio em estilo eclético aparentemente foi construído em 1920 (se levarmos em consideração a data inscrita nele) e é bem interessante. Com platibanda na maior parte vazada como uma grade de tijolos e com a data nas duas extremidades. A sacada do segundo andar tem guarda-corpo também de tijolos, com estilo em harmonia com a platibanda. Chama atenção as seis portas/janelas, sendo duas, as das extremidades, diferentes das demais. Quanto ao primeiro andar, a impressão que dá é que as aberturas sofreram alterações ao longo do tempo.
O sobrado é uma Unidade de Interesse de Preservação

A Papelaria Requião


A primeira livraria da família foi aberta em 1900, na Rua XV de Novembro, com o nome de Livraria Econômica. Mais tarde, uns vinte anos depois, passou a levar o nome da família.
Em 1942 o prédio mostrado na foto foi comprado e passou a ser a matriz da empresa, que em determinado momento chegou a ter treze filiais espalhadas pela cidade.
Na terceira geração da família os diversos estabelecimentos foram divididos entre os vários herdeiros, mas foram fechando gradativamente.
A loja da Alameda Dr. Muricy fechou em abril de 2004.

Referência:

AURELIANO, Valquir e CARVALHO, Joyce. Papelaria fecha as portas após 84 anos. Tribuna do Paraná. Curitiba, 22 mai. 2004. Disponível em: <http://www.tribunapr.com.br/noticias/parana/papelaria-fecha-as-portas-apos-84-anos/>. Acesso em: 9 out. 2016