quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Uma placa em homenagem a Lysimaco Ferreira da Costa

Uma placa em homenagem a Lysimaco Ferreira da Costa

Esta placa em bronze fixada em um bloco de granito homenageia Lysimaco Ferreira da Costa. Está instalada no jardim na parte da frente do Instituto de Educação do Paraná, na Rua Emiliano Perneta.

Na placa menor está escrito:

“DR. LYSIMACO FERREIRA DA COSTA
BATALHOU PELA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
I – XII – 1941”

Não consegui descobrir, ainda, quem foi o autor da escultura da placa.

Lysimaco Ferreira da Costa


No livro “1001 Ruas de Curitiba” tem o seguinte texto sobre ele:

“ Professor nascido em Curitiba no dia 1º de dezembro de 1883 e falecido também em Curitiba a 24 de julho de 1941. Em 1906 prestou concurso para o Magistério, na cadeiras de Física e Química. Embora catedrático do Colégio Paranaense, matriculou-se como aluno na recém fundada Universidade Federal do Paraná, onde foi diplomado com Engenheiro, onde assumiu a cadeira de Geologia Econômica e Metalurgia,. Foi fundador em 1918 e diretor da Escola Agronômica do Paraná. Ocupou a Secretaria da Fazenda no governo de Afonso Alves de Camargo.”

Além disso foi também diretor do Ginásio Paranaense e Escola Normal, diretor geral do ensino do Estado do Paraná, inspetor geral da Faculdade de Engenharia, delegado do Estado do Paraná no Convênio dos Estados Cafeeiros.

Foi antes de tudo um educador, e como tal é reconhecido nacionalmente pela sua influência nos rumos da educação secundária brasileira, principalmente nas décadas de 1930 e 1940.

Referências:

MUZZILLO, Camilla (Org.). 1001 Ruas de Curitiba. Curitiba: Artes & Textos, 2011. 240 p.
ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de. Lysimaco Ferreira da Costa e o Ensino Secundário Brasileiro. Revista História da Educação, vol. 12, núm. 26, p. 165-189, set.-dez. 2008.