segunda-feira, 3 de julho de 2017

Galeria Júlio Moreira

Galeria Júlio Moreira

Galeria Júlio Moreira

Galeria Júlio Moreira

Galeria Júlio Moreira

Galeria Júlio Moreira

O alargamento da Travessa Nestor de Castro de certa forma dividiu o centro histórico da cidade, separando o Largo Coronel Enéas (também conhecido como Largo da Ordem) da Praça Tiradentes. Para facilitar a travessia dos pedestres foi criada em 1976 a passagem subterrânea, concebido também como um espaço cultural que abriga o Teatro Universitário de Curitiba (TUC), o Clube de Xadrez Erbo Stenzel e alguns pontos comerciais.

Júlio Moreira


Sobre ele encontrei o seguinte texto na página do distrito 4730 do Rotary, que transcrevo:

“Julio Estrella Moreira (1899-1975), pesquisador e historiador nascido em Curitiba, cursou Medicina e Odontologia e foi diretor da Faculdade de Odontologia e Governador de Distrito no Rotary. É lembrado pela direção de vários centros culturais como a Biblioteca Pública, o Museu Paranaense, Sociedade Brasileira de Escritores Médicos e Centro de Letras. Antes de falecer doou sua grande coleção de livros ao Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense. No ano seguinte à sua morte foi inaugurada a Galeria com seu nome – via de passagem para pedestres sob a Travessa Nestor de Castro, atrás da Catedral Metropolitana de Curitiba e que reúne vários espaços culturais, entre eles o TUC – Teatro Universitário de Curitiba.”

Publicação relacionada:
Amor Bastante

Referência:

PETERLINI, Claudia Regina. A (Re)construção de um lugar: planejamento e apropriação do espaço no setor histórico de Curitiba. 2012. 209 p. Dissertação (Mestrado em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade) - Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
ROTARY Distrito 4730. Sobre Júlio Moreira. Disponível em: <http://www.worldclass.com.br/wp_news/sobre-julio-moreira/>. Acesso em: 1 jul. 2017