sábado, 29 de julho de 2017

Padaria América

Padaria América

O prédio localizado na Rua Presidente Carlos Cavalcanti, esquina com a Rua Trajano Reis (antiga Rua América) apresenta traços do art déco com alguns elementos do movimento paranista da decoração (repare nos pinhões na parte superior).

A Padaria do Sr. Eduardo Engelhardt


A Padaria América é outro daqueles negócios centenários que fazem parte da paisagem da cidade.
Ela foi fundada em 1913 por Eduardo Engelhardt, filho do senhor Friedrich. O primeiro endereço foi na esquina da Rua Sete de Setembro com a Rua Alferes Poli, junto a cervejaria do pai. Era conhecida como o armazém da dona Elza, esposa de Eduardo.
Em 1914 a padaria foi transferida para a Rua América (atual Rua Trajano Reis), esquina coma a Rua Paula Gomes.
Em 1928 a padaria mudou novamente de lugar, subindo uma quadra na Trajano Reis, na esquina com a Rua Presidente Carlos Cavalcanti, endereço mostrado na foto.
Em 1942, como muitos outros estabelecimentos de alemães e italianos, a padaria foi invadida e sofreu algumas depredações (além de levarem a caixa registradora).
Depois de passar pela fase difícil da guerra (faltava farinha, além da animosidade) a padaria continuou o seu caminho até os dias de hoje, sempre tocada pela mesma família.
A padaria atualmente tem mais dois endereços – Bacacheri e Água Verde – além do mostrado na foto.

Friedrich Phillip Ludwing Eduard Engelhardt


O senhor Friederich, pai do Sr. Eduardo, veio para Curitiba em 1882 para trabalhar na construção da Catedral. Em 1885 sofreu um acidente de trabalho na construção e quebrou alguns ossos (braço e costelas). Depois disso mudou de profissão e fundou a “Cervejaria Glória”. Fundou em 17 de julho de 1884, junto com outros imigrantes alemães, a sociedade Handwerker Unterstützungs-Verein (mais tarde, Sociedade Rio Branco), da qual foi o primeiro presidente. O Rio Branco, como outras sociedades fundadas na época em Curitiba era, além de recreativa, principalmente de ajuda mútua

Referência:

REINHARDT, Juliana Cristina. O pão nosso de cada dia: a Padaria América e o pão das gerações curitibanas. 2002. 153 f. Dissertação (Mestrado em História) - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Paraná, Curitiba.