quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Jardim Frei Timóteo

Jardim Frei Timóteo localizado nas Mercês

Indo do centro pela Avenida Manoel Ribas, em direção à Santa Felicidade, o Jardim Frei Timóteo marca o início do bairro Mercês.

Na placa de bronze no bloco de pedra estava escrito o seguinte:

“JARDIM
FREI TIMÓTEO DE CASTELNOVO
HOMENAGEM DE CURITIBA AO
BANDEIRANTE CAPUCHINHO
2•8•1855  –  2•8•1955”

A placa, como muitas outras da cidade, foi roubada.

Frei Timóteo


Domingos de Antônio Luciani nasceu em Caltenuovo-Magra, na Itália, em 15 de setembro de 1817.
Ingressou no Convento em Sarzana em fevereiro de 1841 e passou a adotar o nome de Timóteo de Caltelnuovo Magra quando fez os primeiros votos em 1841. Foi ordenado sacerdote em 1846.
Em 16 de janeiro de 1851 desembarcou como missionário no Rio de Janeiro e no mesmo ano transferiu-se para a paróquia de Santa Bárbara e Monte-mor, em São Paulo. Onde ficou até outubro de 1854.
Foi transferido para região da atual cidade de Jataizinho - PR, onde em 1855 fundou o aldeamento de São Pedro de Alcântara. Lá permaneceu até o seu falecimento, em 1895.

O aldeamento de São Pedro de Alcântara, constituído por índios Kaingang (Coroados) e Kayoá, pretos escravos e brancos, passou por dificuldades praticamente durante toda a sua existência. Os interesses da Igreja e do Estado não eram exatamente os mesmos.
O interesse do governo ao criar o aldeamento era o de ocupação do território e a criação de um entreposto entre o Paraná e o Mato Grosso. Enquanto o interesse de Frei Timóteo era o de formar homens.
Frei Timóteo demonstrou o seu descontentamento com as políticas adotadas e o abandono por parte do Estado em diversas ocasiões, tanto em sua correspondência para seus superiores, como para os governantes.

Referência:

GUEDES, Edson Claiton. Frei Timóteo de Castelnuovo: missão, utopia e realidade no Aldeamento de São Pedro de Alcântara de Jataízinho/PR (1855-1895). In: VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 2015, Maringá. Anais. Universidade Estadual de Maringá, p. 2877-2889.