sábado, 2 de junho de 2018

Casa Central da Congregação da Missão

Casa Central da Congregação da Missão

Casa Central da Congregação da Missão



A Casa Central foi construída por iniciativa do Padre Ludovico Bronny com o objetivo de melhor acomodar a administração da Congregação da Missão, em Curitiba.
A construção iniciou em abril de 1937 e foi concluída em novembro de 1938.
Na época Curitiba era uma vice-província da Congregação da Missão, com sede no Rio de Janeiro.
Em 27 de setembro de 1969 foi criada a “Congregação da Missão Província do Sul”, com sede em Curitiba e cujo território abrange os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Localizada na Avenida Jaime Reis, 531; a casa fica recuada em relação o alinhamento da rua, entre a Igreja São Vicente de Paulo (construída em 1932) e a atual Faculdade Vicentina (Seminário São Vicente) e tem na frente um jardim.

O conjunto todo, formado pela igreja, pela casa e pela faculdade é muito bonito.
A igreja é uma Unidade de Interesse de Preservação, mas não sei dizer com certeza se a Casa Central também é. Acho que sim, até por que o endereço da igreja e da casa são os mesmos.

emblema da Congregação da MissãoO medalhão na parte superior da casa é o emblema e lema da Congregação da Missão. É uma moldura oval com uma figura de Jesus em pé e de braços abertos, sobre um globo. Nele está escrito em latim Evangelizare pauperibus misit me, algo como “enviou-me para evangelizar os pobres”. O texto foi retirado de Lucas 4:18.






Publicações relacionadas:
Igreja São Vicente de Paulo
Faculdade Vicentina

Referências:

CONGREGAÇÃO da Missão Província do Sul [site]. Disponível em: <http://www.cmps.com.br>. Acesso em: 1 jun. 2018
CASTRO, Elisabeth Amorim de; IMAGUIRE, Marialba Rocha Gaspar. Conventos e Seminários: ensaios sobre a arquitetura em Curitiba - 1. 21º ed. Curitiba: E. A. de Castro; M. R. G. Imaguire, 2006. 166 p.