terça-feira, 28 de maio de 2019

Casa Mário de Mari

Casa Mário de Mari
Casa Mário de Mari
Casa Mário de Mari

A “Casa Mário de Mari” é um Unidade de Interesse de Preservação.
Localizada na Rua Prefeito Ângelo Ferrário Lopes, 1180, esquina com a Rua Professor Brandão. Atualmente a entrada é pela Avenida Nossa Senhora da Luz.

Em estilo modernista, foi projetada e construída em meados dos anos 1960 pelo engenheiro Mário de Mari, como sua residência.
Construída em um terreno inclinado esta casa também parece ter a sua laje flutuando, como a “Casa Wolf”, projetada por Ayrton Lolô Cornelsen.

Atualmente a casa é ocupada pela corporação de arquitetos e urbanistas (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná - CAU/PR).

Estranhamente, segundo uma reportagem publicada pela “Gazeta do Povo” em abril de 2018 a casa seria a primeira a ser tombada pela Lei do Patrimônio Cultural de Curitiba (Lei Municipal 14.794/2016). Depois disso não li qualquer notícia confirmando que realmente foi tombada, aliás, não li que ela ou qualquer outra casa tenha sido tombada com base na mais recente lei que trata da proteção do patrimônio, que abriu a possibilidade de tombamento.

Referência:
ABDALLA, Sharon. Casa “flutuante” do Alto da XV é tombada pelo patrimônio municipal. Gazeta do Povo, Curitiba, 02 abr. 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/arquitetura-preservada/>. Acesso em: 27 mai. 2019.