domingo, 14 de julho de 2019

Escola de Música e Belas Artes

Escola de Música e Belas Artes

Escola de Música e Belas Artes - detalhe

Escola de Música e Belas Artes - detalhe

Escola de Música e Belas Artes - detalhe

Escola de Música e Belas Artes - detalhe

Prédio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná fica na Rua Emiliano Perneta, 179.

No totem em frente ao prédio, que é uma Unidade de Interesse de Preservação, está escrito o seguinte:

“Escola de Música e Belas Artes
Edificação de 1930, sedia desde 1951 a Escola de Música e Belas Artes do Paraná, fundada em 1948.
Propriedade do Governo do Estado, fi construída em alvenaria de tijolo, em dois pavimentos, com platibanda para esconder o telhado de quatro águas.
Ao longo do tempo, recebeu anexos para atender às necessidades da escola, um tradicional celeiro de artistas.”

Só que não. Em 2010 a escola deixou o prédio e passou a ocupar três endereços diferentes no centro da cidade, todos alugados.
Isso ocorreu uma vez que havia a expectativa de que o prédio seria reformado e nos fundos construiriam um edifício com quatorze pavimentos e, depois disso, a escola voltaria para o seu endereço tradicional.
A obra estava aprovada pela Assembléia Legislativa e estava incluída na Lei Orçamentária Anual para o ano de 2011.
Em 2011 assumiu o governo do estado o Sr. Carlos Alberto Richa, que parece ter esquecido do assunto. Passou-se o tempo e o governador foi reeleito para mais um mandato. No final do segundo mandato (6 de abril de 2018) o senhor Carlos Alberto renunciou e a vice-governadora (Maria Aparecida Borghetti) assumiu o cargo até 1º de janeiro de 2019. Desde então está no cargo o senhor Carlos Alberto Massa Júnior e a situação do prédio continua a mesma. Ou melhor, não continua na mesma não, o prédio está deteriorando.

Referências:
ABDALLA, Sharon. Mesmo com projeto pronto e orçado, governo do PR escolheu não reformar prédio da Belas Artes. Gazeta do Povo, Curitiba, 16 out. 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/haus/arquitetura/governo-parana-escolheu-nao-reformar-predio-escola-musica-belas-artes/>. Acesso em: 11 jul. 2019.
COLARUSSO, Osvaldo. Nova sede da Escola de Música e Belas artes do Paraná: presente de grego? Gazeta do Povo, Curitiba, 7 dez. 2018. Falando de Música. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/falando-de-musica/nova-sede-da-escola-de-musica-e-belas-artes/>. Acesso em: 11 jul. 2019.
ESCOLA de Música e Belas Artes do Paraná [site]. Disponível em: <http://www.embap.pr.gov.br>. Acesso em: 11 jul. 2019.