quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz
Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz

Ordem Rosacruz

A sede da Ordem Rosacruz para os países de lingua portuguesa fica na Rua Nicarágua, no Bacacheri.

Fisicamente trata-se de um conjunto de edificações com arquitetura inspiradas no Egito antigo e alguns de arquitetura moderna. Neles estão instalados a administração, auditório, biblioteca (Biblioteca Alexandria), uma universidade livre (URCI - Universidade Rose-Croix), um espaço de arte (Espaço de Arte Francis Bacon), um bosque, um museu em funcionamento desde outubro de 1990 (Museu Egípcio e Rosacruz) e um novo museu que será inaugurado em breve (O Rei Menino de Ouro: Tutankhamon).

O movimento Rosacruz “se popularizou na Europa no início do século XVII após a publicação de vários textos que pretendiam anunciar a existência de uma ordem esotérica até então desconhecida para o mundo.”
Com o tempo surgiram diversas organizações baseadas na tradição Rosacruz. A de Curitiba é ligada a AMORC - Antiga e Mística Ordem Rosae Cruzis, com sede nos Estados Unidos e com influência do antigo Egito.
No site em português eles definem-se assim:

“ Antiga e Mística Ordem Rosacruz, conhecida pela sigla AMORC, é uma organização internacional, de natureza filosófica, iniciática e tradicional, que perpetua o Conhecimento dos iniciados do antigo Egito e, de um modo geral, a gnose secreta que os grandes pensadores têm transmitido desde a mais remota antiguidade. Os ensinamentos que a Ordem põe à disposição dos seus membros são apresentados através de monografias distribuídas mensalmente. Os assuntos nelas tratados vão desde conhecimentos científicos de natureza física, às leis que regem o mundo metafísico. Incluem igualmente numerosos exercícios que visam desenvolver as faculdades psíquicas do ser humano, dado serem estas faculdades que facilitam o conhecimento da realidade divina, que se manifesta no homem e no mundo em redor. A AMORC é, pois, uma escola de pensamento que faculta estudos que abrangem os aspectos materiais e imateriais da existência humana. 
O seu objetivo é promover a evolução da humanidade através do desenvolvimento das potencialidades de cada indivíduo e propiciar uma vida mais harmoniosa para alcançar saúde, felicidade e paz. Para esse objetivo, a Ordem Rosacruz oferece um sistema eficaz e comprovado de instrução e orientação para um profundo autoconhecimento e compreensão dos processos que determinam a mais alta realização humana. Essa profunda e prática sabedoria, cuidadosamente preservada e desenvolvida pelas Escolas de Mistérios esotéricos da Antiguidade está a disposição de toda pessoa sincera, de mente aberta, motivação positiva e construtiva.”
Publicações relacionadas:
Museu Egípcio e Rosacruz
Museu Tutankhamon - em breve

Referências:
WIKIPEDIA. Rosa-Cruz. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rosa-cruz>. Acesso em: 9 ago. 2019.
AMORC Ordem Rosacruz [site]. Disponível em: <https://www.amorc.org.br>. Acesso em: 9 ago. 2019.