sábado, 18 de janeiro de 2020

Sábado. O dia que a cidade lava a roupa?

Casa de madeira com roupa estendida no varal

As vezes fico com a impressão que sábado é o dia de lavar roupa.

Quando caminho pelas ruas da cidade no sábado sempre encontro muita roupa secando nos varais das residências, como nessa simpática casa de madeira.

Faz um certo sentido. A economia depois da Segunda Guerra Mundial evoluiu de uma forma de que a família toda agora tem que trabalhar para ter um renda razoável (sim, tem outros fatores, como o desejo das mulheres de também trabalharem fora) e assim, sábado é o dia que a família (principalmente as mulheres) têm para cuidar das coisas da casa. Mas também pode só ser impressão minha, uma vez que é quando estou andando com calma pela cidade e quando tenho tempo para observar esses detalhes.

Uma vez contaram-me uma história sobre roupa no varal que achei interessante. Era sobre uma senhora que ocupava algum cargo relacionado à cultura no Consulado Italiano de Curitiba. A tal senhora, que havia chegado na cidade fazia pouco, estava estranhando muito que o condomínio do edifício onde estava morando não permitia que ela pendurasse roupas na sacada do apartamento para secar. Realmente, aqui em Curitiba parece haver unanimidade nos condomínios de que não se deve pendurar roupa para secar nas sacadas dos edifícios (poder pode, mas tem que ficar escondidinha). Isso é o que poderíamos chamar de um pequeno choque cultural.