sábado, 29 de fevereiro de 2020

O antigo Convento Bom Retiro da Santa Cruz (atual Colégio Estadual Guarda Mirim)


O antigo Convento Bom Retiro da Santa Cruz (atual Colégio Estadual Guarda Mirim)
O antigo Convento Bom Retiro da Santa Cruz (atual Colégio Estadual Guarda Mirim)
O antigo Convento Bom Retiro da Santa Cruz (atual Colégio Estadual Guarda Mirim)

Localizado na Avenida Anita Garibaldi, as instalações do antigo Convento Bom Retiro da Santa Cruz chamam a atenção pelo tamanho e por sua arquitetura discreta.

As Irmãs da Divina Providência, de Münster, estavam em Curitiba desde 1903. Vieram de Florianópolis para assumir as alunas da antiga Escola Alemã, fundada Pelo Padre Frans Auling, que quando retornou para a Alemanha desejou entregar a escola para os Padres Franciscanos, que assumiram apenas os alunos do sexo masculino, As meninas foram para o Colégio da Imaculada Conceição (depois chamado de Colégio da Divina Providência), fundado pelas irmãs.

O terreno na atual Avenida Anita Garibaldi era uma chácara e foi adquirido pelas irmãs em 1935 para ser uma casa de férias e repouso. Foi chamado de Bom Retiro da Santa Cruz.

No local as irmãs produziam ovos, leite e verduras para, principalmente, o consumo próprio.

Em 1941 foi construída uma capela dedicada a Santa Inês e um grande prédio em tijolos. O prédio foi utilizado como pensionato para idosos, casa de repouso e para retiros espirituais. Mas o desejo das irmãs era que o local fosse um hospital, ideia nunca concretizada. A capela era a sede da paróquia até a construção da Igreja Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças.

Com dificuldades financeiras, as irmãs fecharam o pensionato e em 1964 decidiram pela venda do imóvel, que foi adquirido pelo episcopado de Santa Catarina, que instalou no local, em 1965, o Instituto Catarinense Paulinum, para servir de residência para os seus estudantes de teologia.

O Instituto encerrou em 1973, quando foi criado o curso de Teologia na Universidade Federal de Santa Catarina.

O governo do estado do Paraná adquiriu o imóvel em 1974 e instalou no local a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas Mirins. A medida que surgiram alterações na legislação relacionada ao trabalho infantil, o programa instalado no local foi sofrendo alterações. O nome do programa foi alterado para Centro de Integração Comunitária Diva Pereira Gomes. Em 2016 mudou o nome para Colégio Estadual Guarda Mirim do Paraná, oferecendo o ensino médio com foco na formação profissional.

O conjunto de prédios é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:
CASTRO, Elisabeth Amorim de; IMAGUIRE, Marialba Rocha Gaspar. Conventos e Seminários: ensaios sobre a arquitetura em Curitiba - 1. 21º ed. Curitiba: E. A. de Castro; M. R. G. Imaguire, 2006. 166 p. 
DE ROTINA MILITAR, Colégio Guarda Mirim do PR está com processo seletivo aberto. Gazeta do Povo, Curitiba, 26 nov. 2018. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/curitiba/de-rotina-militar-colegio-guarda-mirim-do-pr-esta-com-processo-seletivo-aberto-69rpba0i5iqko76ux2oudl8sj/>. Acesso em 25 fev. 2020.