domingo, 14 de junho de 2020

Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus

Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus

Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus - detalhe

Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus - detalhe

Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus - detalhe

Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus - entrada principal e fachada

Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus

Sede de paróquia católica, a Igreja Santa Teresinha do Menino Jesus está localizada na Avenida Visconde de Guarapuava. esquina coma a Rua Padre Ildefonso.

A igreja foi projetada pelo arquiteto genovês Carlo Barontini (1896-1973), mas foi concluída pelo arquiteto, engenheiro e construtor autodidata João De Mio.

Em dezembro de 1969 João de Mio escreveu o seguinte:

“Existe em Curitiba um suntuoso templo dedicado a Santa Teresinha do Menino Jesus, e aqui faço um pequenino histórico da construção do mesmo.
O primeiro vigário da paróquia foi o padre Jerônimo Mazarotto, hoje Bispo e muito meu amigo. Elle me conhecia como arquiteto construtor de igrejas, mas, quando tratou de edificar a Matriz, elle me deixou de lado. O motivo elle explicou a um meu amigo, o qual me relatou era o seguinte:
“O João De Mio, nas suas construções de igrejas, é muito apegado ao estilo clássico, já eu quero coisa diferente.”
E então entregou a construção a três engenheiros, os quais levantaram todas as paredes e fizeram todo o acabamento externo, menos a fachada e todo o interior. Estava cru, não estava revestida.
Eu estava trabalhando no acabamento na rica Capella do Collegio Santa Maria dos Maristas. Um belo dia, bem cedo, me aparece o padre Jerônimo, cordialmente me cumprimenta e, em seguida começou a seguinte conversa:
“Amigo João, o senhor tem que vir me ajudar e servir. Trata-se de vir acabar a Matriz de Santa Teresinha. já experimentei treis engenheiros e diversos mestres pedreiros, mas nenhum deles nada entende de arquitetura sacra. Só o senhor que sabe dar o senso de arte e beleza ao templo.”
Eu então considerei-me estar diante de um vencido e o vencedor era eu!
Aceitei o encargo com a condição que ao executar os trabalhos, não admitia conselhos e intromissão. Devoto que sou de Santa Teresinha, eu dei tudo o que sabia e conhecia de arte e beleza em arquitetura, para embelezar o templo da grande santa.
Toda a pintura decorativa foi executada, tanto em desenho como em cores, foi executada (em) prévio entendimento entre eu e o competente pintor e decorador abilíssimo, artista allemão Paulo Köll. Os quadros e as figuras são delle.
Todos mesmo só elogiam, (posso) constatar que me saí bem do encargo assumido. No dia da inauguração, muitas felicitações eu recebi.
Os curitibanos muito orgulham-se da Igreja de Santa Teresinha. Até o presente, que escrevo estas linhas, na dita igreja já se realizaram mais de quatro mil casamentos.”

O início da construção foi no dia 11 de abril de 1937, com a celebração de uma missa campal e a inauguração oficial foi em 28 de setembro de 1941. João De Mio assumiu a conclusão da obra em 1939. Aparentemente a igreja passou a ser utilizada antes mesmo da inauguração oficial, uma vez que o primeiro casamento teria sido oficiado em 11 de setembro de 1940.

Amadeu Luiz De Mio Geara, neto de João De Mio, relata: “Certa vez, passando pela Igreja Santa Teresinha, nonno João De Mio comentou que tivera cuidado especial com a escadaria frontal. Convidou para os serviços “os Grecca”, italianos e amigos. Disse que os conceituados “calceteiros e cantareiros” trabalharam diretamente na obra. Assim, arrisco dizer que algumas daquelas pedras foram assentadas pelo avô materno do prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo.”

A igreja é uma Unidade de Interesse de Preservação.

As fotos foram tiradas em agosto de 2019. Retardei a publicação, uma vez que o plano era tirar também fotos do interior. O tempo passou, a pandemia chegou. Fico devendo as fotos do interior.

Publicações relacionadas:
Capela Santa Maria
Igreja do Senhor Bom Jesus do Cabral
Palácio Garibaldi
Círculo de Estudos Bandeirantes
Casa Canônica da Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz do Pinhais
Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná
Paróquia Santo Antônio

Referências:
GEARA, Amadeu Luis de Mio. [publicação em rede social]. João De Mio Igrejas: Santa Teresinha, 1ª parte. Disponível em: <https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1111848505547822&id=100001680485013>. Acesso em 12 jun 2020.
GEARA, Amadeu Luis de Mio. [publicação em rede social]. João De Mio Igrejas: Santa Teresinha, 2ª parteDisponível em: <https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1112949012104438&id=100001680485013>. Acesso em 12 jun 2020.
GEARA, Amadeu Luis de Mio. [publicação em rede social]. João De Mio Igrejas: Santa Teresinha, 3ª parteDisponível em: <https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=1114213408644665&id=100001680485013>. Acesso em 12 jun 2020.
MACEDO, Rafael Valdomiro Greca de. Curitiba Luz dos Pinhais. 2º ed. Curitiba: Solar do Rosário, 2018. 592 p.