sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Obelisco na Praça 19 de Dezembro

Obelisco na Praça 19 de Dezembro

Obelisco na Praça 19 de Dezembro

Obelisco na Praça 19 de Dezembro

Obelisco na Praça 19 de Dezembro

Com 44 metros de altura o obelisco na Praça 19 de Dezembro tem um grande destaque, sugerindo o Paraná rumo à prosperidade.
É de autoria de Erbo Stenzel, que ganhou a concorrência do projeto da praça.
Há indicações de que na época chegaram a pensar em um obelisco na praça em frente ao Palácio Iguaçu. Ele teria 80 metros de altura e faria um contraponto as linhas horizontais do Palácio. Mas ficou só no plano das ideias.

Todo revestido em granito, tem na parte da frente, no alto, um escudo do Paraná em alto-relevo.
Na frente do monumento também está escrito “I Centenário da Emancipação Política do Estado do Paraná 19 de dezembro de 1953”.
Em um dos lados está escrito “1853, Imperador D. Pedro II, Presidente da Província Dr. Zacarias de Góes e Vasconcelos” e no outro “1953, Presidente da República Dr. Getúlio Vargas, Governador do Estado Dr. Bento Munhoz da Rocha Neto”.
Na parte de trás “1646 - 1822, Heliodoro Ébano, Gabriel de Lara, Mateus Leme, Ouvidor Pardinho, Afonso Botelho. 1822 - 1841, Gonçalves da Rocha, Bento Viana, Inácio Lustosa. 1842 - 1853, Barão de Antonina, Correia Júnior, Paula Gomes, Cruz Machado.”, que recorda personagens da história do estado antes da emancipação.

Há quem diga que o obelisco do centenário foi inspirado no Washington Monument da capital americana. Não consigo ver qualquer semelhança entre os dois, além do fato de ambos serem obeliscos. O da Praça 19 de Dezembro tem linhas modernistas, enquanto o outro é mais tradicional no formato, lembrando os do antigo Egito.

O obelisco, assim como toda a praça, faz parte do conjunto do Centro Cívico, tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná.

Referências:
BAHLS, Aparecida Vaz da Silva. A busca de valores identitários: a memória histórica paranaense. 2007. 207 p. Tese (Doutorando em História) - UFPR, Curitiba.
MUELLER, Oscar. Centro Cívico de Curitiba: um espaço identitário. 2006. Dissertação (Mestrado em Arquitetura). UFRGS. Porto Alegre.