terça-feira, 27 de outubro de 2015

Igreja Senhor Bom Jesus do Portão

Igreja Senhor Bom Jesus do Portão

Igreja Senhor Bom Jesus do Portão

Igreja Senhor Bom Jesus do Portão

Igreja Senhor Bom Jesus do Portão

Igreja Senhor Bom Jesus do Portão

Igreja Senhor Bom Jesus do Portão

A Igreja Senhor Bom Jesus do Portão, localizada na Rua João Bettega, esquina com a Avenida República Argentina, tem uma arquitetura eclética, com alguns elementos do neogótico, como janelas no formato de ogivas e vitral de rosáceas (apesar de bem simples). Os quatro sinos instalados em 1952 vieram da Alemanha. É uma Unidade de Interesse de Preservação.

A igreja atual foi construída entre os anos de 1916 e 1928, no local onde antes existia uma pequena capela. Ela está a cargo dos padres e irmãos da Congregação dos Oblatos de São José desde a inauguração da igreja atual, em 1928.

Os Oblatos de São José dedicam-se a educação cristã da juventude e a devoção de São José. Dentro do espírito do carisma da Congregação, está instalado ao lado da igreja o Colégio Padre João Bagozzi, fundado inicialmente com o nome de Escola Imaculada Conceição. A escola foi fundada pelo padre João Bagozzi, pároco da Igreja Bom Jesus do Portão entre os anos 1952 e 1958.

Os primeiros padres da Congregação que vieram para o Brasil partiram do porto de Gênova em setembro de 1919 e desembarcaram no Rio de Janeiro no dia 7 de outubro. Depois de alguns dias na então capital, partiram para Curitiba, onde chegaram em 17 de outubro. Em 17 de janeiro de 1920 receberam oficialmente o primeiro campo de trabalho, que foi a cidade de Paranaguá.

A Igreja Senhor Bom Jesus do Portão, como o próprio nome indica, está localizada no bairro do Portão. Segundo contam, a origem do nome do bairro deve-se a existência na região de um antigo posto de fiscalização do tráfego de mercadorias que era um portão na estrada.

Minha esposa lembra-se de uma história do tempo da avó dela que contavam na família, que existia também um portão na hoje Av. Manoel Ribas, nas proximidades do cruzamento com a Rua Jacarezinho. A avó dela tinha um armazém nas proximidades. Mas neste caso, parece que o portão era fechado apenas durante a noite e o objetivo era que os animais não entrassem na cidade. Alguém mais sabe alguma história sobre esses portões que parece que existiam no entorno da cidade?

Fontes:

PARÓQUIA SENHOR BOM JESUS DO PORTÃO. História da Igreja do Portão. Disponível em: <http://igrejadoportao.com.br/historia-da-igreja-do-portao/>. Acesso em: 12 out. 2015.
CONGREGAÇÂO OBLATOS DE SÃO JOSÉ: Província Nossa do Rocio - Brasil. História. Disponível em: <http://www.osj.org.br/provincia2>. Acesso em: 12 out. 2015.
COLÉGIO BAGOZZI. Uma breve história. Disponível em. <http://www.bagozzi.edu.br/portal/1-1/o-colegio-uma-breve-historia>. Acesso em: 12 out. 2015
WIKIPEDIA. Portão (Curitiba). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Portão_(Curitiba)>. Acesso em: 12 out. 2015