terça-feira, 24 de novembro de 2015

O maior estacionamento privativo da cidade?



A Praça Nossa Senhora de Salette deveria ser um grande espaço público, mas está gradativamente tornando-se no que deve ser o maior estacionamento privativo da cidade.
Aliás, se você tentar ir no Museu Oscar Niemeyer (MON) em um dia de semana, a possibilidade de não encontrar vaga no estacionamento é grande. E o estacionamento não estará ocupado por visitantes.

O projeto de 1951 do Centro Cívico previa para a praça um grande espaço meio vazio, diria que quase desértico. Bem típico da arquitetura modernista, que criava esses espaços basicamente como forma de destacar os edifícios (vide, Esplanada dos Ministérios em Brasília).

Em 1977 Burle Marx elaborou um projeto de paisagismo para a praça. Imagino que por encomenda da prefeitura, pois há indicações de que o projeto encontra-se no IPPUC.
Ao contrário do anterior, Burle Marx elaborou um projeto incentivando o uso público (vide Aterro do Flamengo no Rio de Janeiro, com paisagismo do próprio Burle Marx).

O projeto de Burle Marx não foi só para a praça. Com a criação de uma passarela sobre a Rua Deputado Mário de Barros ele continuou, criando um grande espaço integrando a praça com a região no entorno dos prédios para as secretarias, com o hoje Museu Oscar Niemeyer e o Parque Estadual João Paulo II. Seria tudo um grande espaço público integrado.

Veja abaixo uma imagem do projeto. Para facilitar a leitura, destaquei alguns prédios que existem na atualidade.

Está na hora da prefeitura tirar dos arquivos o projeto de Burle Marx e devolver a praça para a população.