domingo, 15 de novembro de 2015

Predinho na Riachuelo 427


Esse predinho em estilo francês na Rua Riachuelo foi construído em 1952 para residência do ex-deputado federal João Theófilo Gomy Jr. e sua esposa Anita. Com a morte deles o prédio entrou em decadência.
Em 2007 um dos herdeiros, Ernani Bengui Neto, comprou o palacete e fez uma trabalho de reforma e restauro. O trabalho foi supervisionado por Tito Calderari e Carolina Rousseau.
O que realmente chamou a minha atenção foram três esculturas na parte superior, no que parece ser um terraço. As esculturas estão um pouco recuadas e pareceu serem leões alados, como aquele que é símbolo da Cidade de Veneza.
Chama atenção também o trabalho de serralheria, tanto nos quarda-corpos nas sacadas, como nas grades nas janelas no andar térreo.
Repare também naquele adorno de ferro na parte superior. Estes adornos de ferro, apenas com função decorativa, foram bem comuns nos anos 1930, 40 e 50. Depois foram saindo de moda e raramente são encontrados em construções recentes.
Na janela do último andar estava desenhado uma espécie de mandala e escrito alguma coisa. Seria uma poesia?

Referência:

FERNANDES, José Carlos. Justiceiros da Riachuelo. Gazeta do Povo, Curitiba, 30 mai. 2010. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/justiceiros-da-riachuelo-0t7xluatvdabf8jf8atutfpe6>. Acesso em: 13 nov. 2015.