segunda-feira, 16 de novembro de 2015

“Rio Iguaçu” - um mural de Rogério Dias

  “Rio Iguaçu” - um mural de Rogério Dias

“Rio Iguaçu” - um mural de Rogério Dias

“Rio Iguaçu” - um mural de Rogério Dias

“Rio Iguaçu” - um mural de Rogério Dias

“Rio Iguaçu” - um mural de Rogério Dias

“Rio Iguaçu” - um mural de Rogério Dias

Esse belíssimo painel em azulejos com 50 metros de comprimento é uma criação de Rogério Dias, com execução de Lycio Esmanhoto. Está localizado na Praça Rio Iguaçu, ao lado da sede do governo estadual.
O painel é uma representação do Rio Iguaçu desde a sua nascente até o ponto em que desemboca no Rio Paraná, logo depois das Cataratas do Iguaçu.

O painel é muito bonito e é uma explosão de cores, o que o diferencia em relação aos de Poty, que tem muitos painéis pela cidade e que sempre foi muito econômico no uso da cor.
Essa é mais uma daquelas obras que você tem que parar o carro, descer e ir lá ver. Só assim você consegue admirar todos os detalhes do desenho.

A Enciclopédia Itaú Cultural tem o seguinte no verbete referente ao autor:
“Rogério José de Moura e Dias (Jacarezinho PR 1945). Pintor, desenhista, gravador, escultor, designer gráfico, cartunista, ator, decorador, ilustrador, cenógrafo, publicitário. Autodidata, quando criança, convive com Sigaud (1899 - 1979), por ocasião da pintura dos painéis da catedral de Jacarezinho. Em 1965 participa de oficina de gravura orientada por Calderari (1939), e tem uma de suas primeiras gravuras selecionadas para o Salão de Arte Cidade de Curitiba. No ano seguinte, trabalha com design gráfico, fotografia e stands. Em 1970, incursiona pelas artes cênicas, como ator, cenógrafo e design gráfico, participa do grupo teatral XPTO, de peças dirigidas por Manoel Carlos Karan, e como ator no filme O Diabo tem Mil Chifres, de Penna Filho. Em 1977 faz sua primeira individual na galeria do Centro Cultural Brasil Estados Unidos - CCBEU em Curitiba. De 1975 a 1979 trabalha como diretor de arte da revista Passarola, da Varig. Nos anos 1980, trabalha como ilustrador do Correio Brasiliense (1983) e do Correio de Notícias (1984 e 1985). Em 1996 executa para a prefeitura de Curitiba um painel de azulejos de 50 metros, em homenagem ao Rio Iguaçu, instalado na praça ao lado do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico.”

Referência:

ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL. Rogério Dias. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa10469/rogerio-dias>. Acesso em: 16 nov. 2015