terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Nilo Cairo

Busto de Nilo Cairo, na Praça Santos Andrade, em Curitiba

Placa junto ao busto de Nilo Cairo, na Praça Santos Andrade, em Curitiba

Este busto em homenagem a Nilo Cairo encontra-se na Praça Santos Andrade, voltado para o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.

Nilo Cairo da Silva nasceu em Paranaguá, em 12 de novembro de 1874. Era filho de Simplicio Manoel da Silva e de Alzira de Paula Costa da Silva.
Fez os estudos básicos na cidade natal e depois mudou-se para o Rio de Janeiro onde entrou no exército. Formou-se engenheiro no Estado Maior de Engenharia Também formou-se em Ciências Físicas e Matemáticas. 
Interessado pelas diversas áreas da ciência, em 1903 formou-se também em medicina pela Faculdade de Medicina no Rio de Janeiro.
Casou no Rio de Janeiro, mas sua esposa faleceu durante o parto. O filho, deficiente, faleceu alguns anos depois. Após a morte da esposa mudou-se para Curitiba onde passou a dedicar-se a medicina homeopática e contraiu novas núpcias.

O criador intelectual da Universidade Federal do Paraná


No início do século XX Nilo Cairo começou a reunir pessoas em torno da ideia de dotar a cidade de uma universidade, antigo sonho de Rocha Pombo.
Diversas pessoas aderiram, entre elas o deputado Victor Ferreira do Amaral, Plínio Tourinho, Flávio Luz, Euclides Bevilacqua, Daltro Filho, João Barcelos e Hugo Simas, entre outros.
Em 19 de dezembro de 1912, data comemorativa da emancipação do Estado, a Universidade do Paraná foi fundada. Lembrando que a Universidade era uma iniciativa particular, resultado do esforço de homens de visão, não nasceu da vontade do Estado. Só foi federalizada bem mais tarde.

Nilo Cairo, além de ser o 1º Secretário da universidade, deu aulas de filosofia, patologia geral e anatomia patológica no curso de Odontologia, homeopatia e terapêutica homeopática no curso de Medicina, geologia e mineralogia no curso de Engenharia e outras matérias no curso de Farmácia.

Em 1925, em função de problemas de saúde, afastou-se das salas de aula e mudou-se para Paranaguá, sua cidade natal. Em 1928 foi para o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, para tratar de uma úlcera estomacal, onde veio a falecer no dia 6 de junho de 1928.

Em 1933 os restos mortais de Nilo Cairo foram transferidos do Rio de Janeiro e colocados no pedestal do busto mostrado na foto.

Referência:

WIKIPEDIA, Nilo Cairo da Silva. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Nilo_Cairo_da_Silva>. Acesso em: 14 dez. 2015.