quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Hotel O’Hara

Hotel O’Hara, em Curitiba

Hotel O’Hara, em Curitiba

Localizado na Rua XV de Novembro, 770, em frente a Praça Santos Andrade, a fachada desta antiga casa faz parte atualmente do Hotel O’Hara e é uma Unidade de Interesse de Preservação.
Não sei nada sobre a história da casa, quem projetou, quem foi o dono, quando foi construída. Isso ocorre com muitas UIP, cujas histórias foram perdidas.

Particularmente prefiro quando as construções antigas são preservadas mantendo o máximo possível de suas características originais.
Curitiba não tem uma lei de tombamento e a legislação das Unidades de Interesse de Preservação permite esse tipo de solução. Uma espécie de compromisso entre preservar parcialmente e demolir.
No caso específico dessa casa o resultado foi muito bom, preservando totalmente a fachada, inclusive o portão, que é muito bonito e parte da lateral.
A construção feita para a instalação do hotel fica bem escondida. Se você passa meio distraído ela fica quase despercebida.

Ao contrário dessa casa, temos espalhado pela cidade algumas situações onde as autorizações concedidas pela Prefeitura Municipal descaracterizaram totalmente os imóveis que deveriam ser preservados. Temos apenas um portão do que antes foi uma grande casa, temos só fachadas antigas “grudadas” em prédios de estilo modernoso e outras que foram muito alteradas.
Um exemplo de uma casa muito alterada é a Casa Manuel Miró, que foi a primeira sede da Universidade do Paraná e hoje faz parte de um centro comercial. Eles poderiam ter adotada uma solução semelhante a que foi adotada nesse hotel. Acho até que chamaria muito mais atenção para o empreendimento.