sábado, 27 de fevereiro de 2016

Uma casa que foi de José Lupion e o estádio do Coritiba

Uma casa que foi de José Lupion e o estádio do Coritiba

Esta casa na Rua Ubaldino do Amaral pertenceu a José Lupion, irmão do ex-governador Moysés Lupion.
Deve ter sido construída por volta de 1940. Além da casa em si que é bem bonita, grande e com linhas características de uma época, tem ligado a ela uma história interessante que o neto do senhor José contou em uma rede social.
O que ele escreveu foi o seguinte: “O detalhe curioso e histórico deste imóvel é que o terreno ia da Rua Ubaldino do Amaral até a Rua Mauá. Mais ou menos no meio do campo do Coritiba. Os Cornelsen coxas roxos e um dos genros tentavam convencer meu avô a vender os fundos para a reforma do estádio. Ele atleticano não queria nem ouvir isto. Depois de anos é que convenceram ele e deram algumas cadeiras ouro como prêmio. … Se não fosse isto o Couto Pereira não existiria como é hoje.”

Atualmente a casa é ocupada pelos Missionários Redentoristas, membros da Congregação do Santíssimo Redentor.

José Lupion


Nasceu na cidade da Lapa em 03 de abril de 1901 e faleceu em São Paulo em 8 de julho de 1970. Filho de João Lupion de Troya e Carolina Wille Lupion. Quando pequeno, acompanhando a família, residiu em Piraí do Sul e Jaguariaíva.
Em 1914 fui estudar no seminário, em Curitiba. Na cidade fez um curso de telegrafista e conseguiu um emprego na estrada de ferro São Paulo-Rio Grande, trabalhando nas cidades de Jaguariaíva, Cachoeirinha (atual Arapoti) e Wenceslau Braz.
Em 1920 mudou-se novamente para Curitiba onde passou a trabalhar de caixeiro-viajante para uma empresa de ferragens e mais tarde para uma empresa atacadista de tecidos.
Casou em 25 de julho de 1925 com Irene Monteiro Coelho com quem teve quatro filhos: Irene, José Júnior, Cleuza e João Carlos.
Em 1934 fundou uma empresa de representações comerciais chamada José Lupion & Cia Ltda.
A partir daí os negócios foram ganhando vulto e uma coisa levou a outra. Entrou no ramo madeireiro e pecuária. Participou da fundação do Banco Meridional da Produção (mais tarde, Bamerindus). Comprou uma casa de ferragens na Rua XV de Novembro. Foi presidente da Copel. Fundou a Companhia Campos Gerais de Eletricidade. Em Pinhais construiu o maior e mais moderno armazém da época para café e cereais.
Participou de diversas ações sociais, com dinheiro ou doando bens, para a implantação de igrejas, postos de saúde e orfanatos.

Referência:

LUPION, Eduardo. A casa de meu avô [postagem em rede social]. Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=883941835037582&set=gm.587549231410279&type=3&theater>. Acesso em: 18 fev. 2016
LUPION, Eduardo. Familiaridade. José Lupion: biografia. Disponível em: <http://www.familiaridade.com.br/biografia_familia.asp?id_pessoa=218072>. Acesso em: 18 fev. 2016