domingo, 27 de março de 2016

Antigo Hotel Martins

Antigo Hotel Martins

Este pequeno prédio, localizado na Rua Riachuelo foi construído nos anos 1930 pelo comerciante e fabricante de cerâmica, Guilherme Weiss. É uma Unidade de Interesse de Preservação.
Na parte superior estava o Hotel Martins e o andar térreo foi ocupado ao longo do tempo por diversas lojas. Uma delas foi a fábrica e loja de calçados dos irmãos José e Diogo Muggiati, e outra foi a Casa Constantino, que vendia artigos masculinos. Outra loja que esteve instalada no local por um tempo foi a empresa de relógios e jóias Heisler, Dalit & Cia.
Em agosto de 1991 o prédio foi destruído por um grande incêndio, permanecendo de pé quase que só a fachada.
A prefeitura concedeu autorização para uma construtora fazer um prédio nos fundos, ao mesmo tempo que deveria restaurar o antigo prédio. Pelo projeto, servirá de entrada para o edifício residencial que está sendo construído nos fundos e o restante será área comercial.

Referência:

IUBEL, Aline Fonseca; CORDOVA, Dayana Zdebsky; STOIEV, Fabiano. As muitas vistas de uma rua: histórias e políticas de uma paisagem - Curitiba e a Rua Riachuelo. Curitiba: Máquina de Escrever, 2014. 160 p.
DA REDAÇÃO. Casarão será restaurado na Rua Riachuelo. Gazeta do Povo. Curitiba, 23 abr. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/casarao-sera-restaurado-na-rua-riachuelo-e5r9uue0iwgisnw548ngerbym>. Acesso em: 27 mar 2016