sábado, 26 de março de 2016

Palácio Rio Branco

Palácio Rio Branco

Palácio Rio Branco

Palácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco foi projetado por Ernesto Guaita, engenheiro piamontês (que também projetou o Palácio da Liberdade).
Considerado de estilo eclético de base clássica. “A linguagem do classicismo é expressa por capitéis coríntios, cornijas, requadros e sobrevergas ressaltadas em massa sobre os parâmetros das paredes.”
O prédio é bem imponente, com linhas simétricas, varandas e uma escadaria bem destacada. Outra característica é que foi construído recuado da rua, com jardins na frente e laterais, coisa que não era muito comum na cidade naquela época.

A construção do prédio iniciou em 1891 e foi concluído em 1895. A finalidade inicial era abrigar o Congresso Legislativo Estadual e o nome do prédio era Palácio do Congresso. O poder legislativo estadual funcionou no prédio até 1957, quando foi transferido para a Assembleia Legislativa, no Centro Cívico. A partir de 1963 passou a abrigar a Câmara Municipal, que havia recebido o prédio em doação do estado em 1957.

O prédio é muito bonito, foi restaurado recentemente e está muito bem conservado. Localizado na esquina da Rua Barão do Rio Branco (antiga Rua da Liberdade) com a Avenida Visconde de Guarapuava, ao lado da Praça Eufrásio Correia e em frente a antiga garagem de bondes, é tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná e também Unidade de Interesse de Preservação.

Referências:

RIZZI, Suzelle. Cândido de Abreu e a Arquitetura de Curitiba entre 1897 e 1916. 2003. 186 p. Dissertação (Mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
CMC. Nossa Memória. Palácio Rio Branco: a obra, o arquiteto e as transformações. Disponível em: <http://www.cmc.pr.gov.br/prb.php>. Acesso em: 24 mar. 2016.