segunda-feira, 21 de março de 2016

Praça José Borges de Macedo

Praça José Borges de Macedo

Sempre pensei que o todo o entorno do Paço da Liberdade fosse a Praça Generoso Marques. Mas a coisa não é bem assim. A Praça Generoso Marques, conforme os mapas oficiais do IPPUC é apenas a parte que fica na frente do Paço, todo o restante é a Praça José Borges de Macedo. Vivendo e aprendendo.

José Borges de Macedo


Nasceu em Castro em 1791 e faleceu em Curitiba em 1851.
É considerado o primeiro prefeito da cidade.
Quando mudou para Curitiba abriu um negócio de secos e molhados no Largo da Ordem, na casa que é conhecida como “Casa Vermelha”. Em paralelo exerceu vários cargos públicos.
Em 1819 foi nomeado Procurador da Câmara Municipal.
Casou em 1º de setembro de 1822 com Maria Rosa Floriano de Lima, com que teve nove filhos. Já tinha de solteiro duas filhas.
Em 1833 assumiu o cargo de Juiz de Paz. Entre 1833 e 1835 participou de uma comissão que definiu os limites de Curitiba, Campo Largo e Palmeira.
Em 11 de março de 1835 a Assembleia Legislativa Provincial de São Paulo criou o cargo de prefeito, em uma reorganização das administrações municipais. Em 21 de julho de 1835 a Câmara Municipal de Curitiba comunicou a administração da província que o então Juiz de Paz José Borges de Macedo havia sido escolhido para o cargo. Tomou posse no cargo no dia 27 de julho de 1835. Permaneceu nele até 24 de março de 1838, quando a Câmara Municipal recebeu o comunicado de Província de que o cargo havia sido extinto.
Depois assumiu interinamente o cargo de Juiz Municipal e suplente de Juiz de Órfãos (fevereiro de 1840), voltou ao cargo de Juiz de Paz em janeiro de 1842, ficando no cargo por aproximadamente três meses, até março de 1842, quando assumiu a direção dos Correios, onde permaneceu até 16 de agosto do mesmo ano.
Ainda enquanto estava na administração dos Correios, assumiu me junho de 1842 a cadeira de vereador na Câmara Municipal. Permaneceu como vereador até outubro de 1844, quando assumiu como Delegado de Polícia.
Em março de 1846 retornou para a Câmara Municipal e assumiu a presidência logo em seguida.
Em setembro de 1842, após o falecimento do titular do cargo, assumiu o cargo de Juiz de Órfãos e também assumiu o cargo de Inspetor Escolar, sem deixar a presidência da Câmara.
Em dezembro de 1848 novo afastamento da Câmara e do cargo de Juiz para assumir a função de Coletor de Impostos e em negociações de bastidores, reassumiu o seu cargo de vereador e ao mesmo tempo a Presidência da Câmara, em 30 de julho de 1849.
Como dá para observar, foi um político muito influente, mesmo sendo do Partido Libertador, que era de oposição.
Esteve sempre ao lado da luta para a emancipação da Província, o que acabou acontecendo quando ele já era falecido.

Referência:

WiKIPEDIA. José Borges de Macedo. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/José_Borges_de_Macedo>. Acesso em: 20 mar. 2016.