quarta-feira, 15 de junho de 2016

Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria

Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família

Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família

Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família









Instalada na Rua Emiliano Perneta (antiga Rua Aquidaban), a Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria foi fundada na Rússia em 1857 pelo sacerdote polonês, hoje bem aventurado, Zygmunt Felinski.
O Brasil foi o primeiro país a receber missionárias vindas da Polônia, em 1906. As irmãs Sofia Ulatowska, Edviges Dudek e Maria Grzegorzewicz chegaram em Paranaguá e estabeleceram-se em Curitiba no hoje Bairro Orleans.
As irmãs sempre tiveram uma forte atuação em obras de cunho social, como educação, saúde, pastoral, pensionato, seminários e diversas outras áreas.
Esta é mais uma daquelas instituições religiosas que tiveram (e ainda têm) um papel importante na história da cidade (mas não só nela, pois atuam praticamente no país todo).
Não sei quando elas instalaram-se na Emiliano (sede da Província Menino Jesus), mas sempre estiveram bastante ligadas a Igreja de Santo Estanislau e a comunidade polonesa.

Sábado, andando pela rua e sabendo que no local as irmãs tiveram uma escola, conversei com duas delas que tinham saído do prédio. Perguntei sobre a escola e elas disseram-me que era no prédio mais antigo, na direita da foto. Como elas estava indo para uma missa, não quiz retê-las por mais tempo e deixei de perguntar sobre uma “Escola Polonesa” que existia no local (ou nas proximidades). Conforme uma imagem que circula na rede, esta escola seria de 1901, ou seja, de antes da chegada das irmãs no Brasil. Elas devem ter assumido o estabelecimento em alguma data posterior.

O prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referência:

Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria . Disponível em: <http://www.irmas-sagradafamilia.org.br>. Acesso em: 13 jun. 2016
ABC da Imigração Polonesa no Brasil. Szokoly polskie w Brazylii. Disponível em: <http://leiturasabc.blogspot.com.br>. Acesso em: 14 jun. 2016.