sexta-feira, 25 de março de 2016

Tigre Royal

Tigre Royal

Tigre Royal

Tigre Royal

O palacete Tigre Royal foi construído em 1916. Como o Paço da Liberdade, que fica em frente, está também completando 100 anos.
Localizado na Praça Generoso Marques, é uma Unidade de Interesse de Preservação.
No local havia um armazém de propriedade de Paulo Hauer, que foi demolido. Em 1914 o terreno foi adquirido pela família Fatuch, de origem síria, que construiu o casarão. O térreo tinha utilização comercial e a família de Elias Pacífico Fatuch residia no andar superior. O local era de grande interesse para o comércio na época.
É um sobrado em estilo eclético, construído em alvenaria de tijolos. Com fachada belamente decorada., “O frontão arrematado em círculo traz além de vários elementos feitos em modelagem de argamassa, o nome do prédio bastante visível”.
Outra coisa que descobri enquanto pesquisava para escrever este texto é que o casarão originalmente ficava no meio da quadra, não existia aquela rua ao lado (atual Rua Prefeito João Moreira Garcez). Isso explica aquela lateral lisa em um prédio com a decoração tão elaborada.

Referências:

RIZZI, Suzelle. Cândido de Abreu e a Arquitetura de Curitiba entre 1897 e 1916. 2003. 186 p. Dissertação (Mestrado em Teoria, História e Crítica da Arquitetura). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.
CENTRO HISTÓRICO DE CURITIBA. Palacete Tigre Royal. Disponível em: <http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/palacete-tigre-royal/>. Acesso em: 23 mar. 2016.