quarta-feira, 1 de junho de 2016

A casa de Maria Eulália Chaves

A casa de Maria Eulália Chaves

A casa de Maria Eulália Chaves

A casa de Maria Eulália Chaves

A casa de Maria Eulália Chaves

A casa de Maria Eulália Chaves

O engenheiro Eduardo Fernando Chaves (Hamburgo, 27 nov. 1892 - Curitiba, 5 set. 1944) projetou nos anos 1920 este sobrado para a sua mãe, Maria Eulália Chaves (ver as iniciais MEC no frontão do prédio). De uso misto, o sobrado tinha lojas no andar inferior e no superior o engenheiro, que era solteiro, residia com sua mãe, que era viúva. Entre 1933 e 1942 ele instalou no local o seu escritório, que antes era na Praça Tiradentes.
Eduardo Fernando Chaves foi um dos engenheiros mais produtivos da cidade no período em que viveu. Estima-se que tenha feito mais de 400 projetos, entre eles o Palacete Luiz Guimarães (conhecido também como Castelo do Batel), a Vila Odette, a Vila Olga e o Palacete Julio Garmatter (atual Museu Paranaense).
Em estilo eclético, o casarão tem uma decoração bem elaborada. Apesar de estarem hoje em dia pintados na mesma cor, dá para perceber claramente que são duas edificações separadas, com estilos diferentes e sem continuidade na decoração. Não sei dizer se foram construídos na mesma época, se ele comprou o predinho do lado e incorporou a casa, ou se alguém, mais tarde, comprou os dois imóveis e transformou em um só.
Tenho procurado por uma foto antiga para ver como eram os dois predinhos, mas não tenho encontrado.
O sobrado, localizado na Alameda Dr. Muricy, é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referência:

POSSE, Zulmara Clara Sauner e CASTRO, Elizabeth Amorim de. As virtudes do bem-morar. 1º ed. Curitiba: Edição das Autoras, 2012. 232 p.
FERNANDES, José Carlos. O engenheiro que Curitiba esqueceu. Gazeta do Povo, Curitiba, 08 mar. 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/o-engenheiro-que-curitiba-esqueceu-2daj6qik8jljbye6wkaqgal56>. Acesso em 31 mai. 2016.