quinta-feira, 6 de julho de 2017

Confeitaria Schaffer

Confeitaria Schaffer

Confeitaria Schaffer

O prédio da antiga Confeitaria Schaffer fica na Rua XV de Novembro, 420 e é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Ela foi aberta por Francisco Schaffer em 1918, inicialmente como Leitaria Schaffer. O nome Confeitaria Schaffer só surgiria mais tarde, em 1944. A confeitaria era conhecida pela sua coalhada.

Francisco Schaffer tinha a sua chácara no local atualmente conhecido como Jardim Schaffer, no bairro da Vista Alegre. Foi um pioneiro da tecnologia (sua chácara já tinha telefone em 1916) e teve um papel importante no desenvolvimento da pecuária leiteira no estado. Inovou tanto nos aspectos da criação do gado e na produção do leite, como também na comercialização. Foi ele o primeiro a vender leite em garrafas de vidro na cidade.
Além disso ele era o que hoje é conhecido como um consumidor pioneiro, adotando rapidamente novas tecnologias, como produção de energia, melhoramento genético, rádio, automóvel, telefone e as mais diversas máquinas.

O prédio sofreu dois incêndios, um em 1929 e outro em 1978.

Depois do último incêndio o prédio ficou fechado até o início dos anos 1980, quando foi reconstruído e reabriu com o nome de Galeria Schaffer, com a confeitaria do térreo e, junto, uma espécie de centro cultural, com uma galeria de arte, um cinema de arte, piano-bar, algumas lojas e um “sebo”. O local era administrado pela Fundação Cultural de Curitiba e não sei dizer quais foram os motivos do encerramento das atividades, que penso ter ocorrido no final dos anos 1990. Atualmente o prédio é ocupado por uma loja no térreo e um restaurante no segundo andar. Parece que o terceiro andar está vago.
Não sei dizer se o prédio ainda é da responsabilidade da Fundação Cultural.