sábado, 17 de setembro de 2016

O Correio Velho

O Correio Velho

O Correio Velho

O Correio Velho

O Correio Velho

O Correio Velho

O Correio Velho, como é conhecido o prédio da Agência Central do Correio em Curitiba, foi inaugurado em 20 de setembro de 1934.

O jornal “Correio do Paraná”, na sua edição de 26 de setembro de 1934, em um artigo com o título de “A Nova Sede dos Correios e Telegraphos e um Dever do Curitybano”, entre outras coisas escreveu o seguinte: “… Curityba possue agora em deante mais uma joia architectural, um motivo forte de embellezamento, Por isso mesmo, ao mesmo tempo que nos dever alegrar com a posse do magestoso edificio, cumpre ao povo curitybano a tarefa de zelar por que o seu usufructo enaltece os nossos foros de gente civilizada. Cada curitybano deve se constituir num vigia insimne do bello proprio que se altera vis-avis á Universidade do Paraná, jamais permittindo que mãos vandalicas ameacem siquer tocar na preciosidade que nos foi offertada. …”.

Em estilo art déco e princípios do funcionalismo, princípios estes bastante difundidos pelo Estado Novo, o prédio foi fechado para reformas em 2013, reabriu parcialmente em outubro de 2015 e reinaugurado oficialmente em março de 2016.

Além de abrigar a agência central do correio o prédio agora tem também um espaço cultural, que ainda não tive a oportunidade de conhecer, pois todas as vezes que tinha tempo para isso, estava fechado. Mas qualquer hora dessas acaba dando certo.
Localizado na Rua XV de Novembro, o prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação.

Referência:

A NOVA Sede dos Correios e Telegraphos e um Dever do Curitybano. Correio do Paraná. Curitiba, 26 set. 1934. Ano III, n. 701, p. 1.