quarta-feira, 23 de novembro de 2016

O prédio que já foi sinagoga

O prédio que já foi sinagoga

A Sinagoga Francisco Frischmann ficava nesse prédio, na Rua Saldanha Marinho. O imóvel faz frente também para a Rua Cuz Machado.

O prédio foi construído em meados de 1950 no terreno do Centro Mosaico do Paraná. O Centro originalmente era chamado de Centro Israelita do Paraná, mas durante a Segunda Guerra Mundial, por uma determinação presidencial, teve que trocar o nome. Mais tarde, o nome foi retomado pela comunidade.

Jose Flaks, com esposa e dois filhos, foi o primeiro judeu que chegou em Curitiba, em 1889. A segunda família, logo em seguida, foi a de Max Rosemann. Atualmente a comunidade judaica tem umas mil famílias no Estado, sendo a grande maioria delas em Curitiba.

Em 2009 a comunidade decidiu construir um novo templo, em outro local, devido a falta de segurança na região.

Segundo notícias publicadas recentemente na imprensa, o prédio será reformado para ser ocupado pela Polícia Militar do Paraná, que instalará no local a Primeira Companhia do 12º Batalhão da PM.

Em arquitetura moderna, o prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação.

texto complementado em 19 nov. 2021

Referências.
OIBLOGGER: blog da comunidade judaica de Curitiba. Um pouco da nossa história. Disponível em: <https://web.archive.org/web/20120304012116/http://www.oikehila.blogspot.com/p/um-pouco-da-nossa-historia.html>. Acesso em: 21 nov. 2016.
FEDERAÇÃO ISRAELIDA DO PARANÁ. Os judeus no Paraná. Disponível em: <http://www.feipr.org.br/judeuspr.aspx>. Acesso em: 21 nov. 2016.
WIKIPEDIA. Centro Israelita do Paraná. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Centro_Israelita_do_Paraná>. Acesso em: 21 nov. 2016.
OLAVO, Jorge. Comunidade judaica terá nova sinagoga. Gazeta do Povo, Curitiba, 30 out. 2009. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/comunidade-judaica-tera-nova-sinagoga-byvzxti1fu7bd3m81o65itkjy>. Acesso em: 21 nov. 2016.
JORNALE. Antiga Sinagoga vira base da PM em Curitiba. Disponível em: <http://jornale.com.br/antiga-sinagoga-vira-base-da-pm-em-curitiba/>. Acesso em: 21 nov. 2016.