terça-feira, 30 de maio de 2017

Braz Hotel

Braz Hotel

O edifício do antigo Braz Hotel (a esquerda, na foto) está localizado na Avenida Luiz Xavier.
O prédio faz parte da paisagem da “Boca Maldita”, como é conhecido aquele trecho da rua. Repare também nas linhas do prédio ao lado, que é igualmente interessante.  Este prédio ao lado também foi ocupado por um hotel, o King’s Hotel.

A Avenida Luiz Xavier por um tempo (cerca de vinte anos) foi chamada de Avenida João Pessoa. Dizem que essa alteração foi feita apenas para “puxar o saco” de Getúlio Vargas. João Pessoa foi companheiro de chapa de Getúlio na eleição de 1930. No mesmo ano João Pessoa foi assinado no Recife e Getúlio, que perdeu a eleição, deu um golpe de estado, instalando uma ditadura no país.

O Braz Hotel


A origem do Braz Hotel é uma pequena casa de madeira em Três Barras, onde Maria Braz, casada com Luiz Braz, servia refeições. Ainda na mesma cidade, mas em uma casa maior, começaram a hospedar pessoa em quatro quartos. A casa foi sendo ampliada e chegou a ter doze quartos.

Depois mudaram para São Mateus onde montaram hotel com 25 quartos.

Mais tarde vieram para Curitiba onde montaram o Braz Hotel na Praça Tiradentes, 39.

Não consegui levantar as datas de cada um dos eventos relatados até agora, mas encontrei um anúncio do hotel quando estava instalado na Tiradentes, com a data de 31 de outubro de 1931 (“Diarias de 12$000. Banhos quentes e frios independente de pagamento”).

Em junho de 1935 o hotel mudou para a Rua João Pessoa, 24 (a mesma atual Av. Luiz Xavier, mas o prédio era outro). Em um anúncio que informava a mudança diziam: “… prédio construído especialmente para este fim. Dispondo de 80 confortáveis quartos, todos servidos por Elevador, agua corrente, campainhas e Telefones, offerecendo a seu hospede o maximo conforto. …”. A empresa na época chamava-se Luiz Braz & Filhos.

O prédio que vemos na foto foi inaugurado no dia 8 de setembro de de 1940. Quem cortou a fita foi o interventor Manoel Ribas, que discursou. Depois foi servido um coquetel aos convidados.

Em um notícia publicada no “O Dia” de 10 de setembro, eles descrevem o prédio assim:

“ … O edificio de nove andares tem a adorná-lo artisticamente o marmore negro, sendo que a sua entrada moderna, dispõe de uma porta-giratoria de vidro, a primeira de Curitiba. …”.

Além da porta-giratória, outra coisa que as notícias nos jornais destacavam era o salão para banquetes e festas no último andar e “dois grandes salões para refeitório, sala de leitura e bar”, no primeiro andar. Falavam também que o prédio era servido por três elevadores, o que parece, era novidade também. A empresa naquela ocasião chama-se Irmãos Braz & Cia.

A Dna. Maria Braz faleceu em maio de 1937 e o Sr. Luiz em abril de 1942. Tiveram três filhos, Joaquim, Francisco e Emilia Braz.

O hotel sempre hospedou artistas e outros viajantes ilustres. Um deles foi Getúlio Vargas por ocasião da sua visita à cidade em dezembro de 1953 para as comemorações do centenário da emancipação do Paraná. Naquela ocasião o então presidente (dessa vez eleito pelo voto popular) fez um discurso na sacada do primeiro andar para a multidão reunida na rua em frente. Como uma espécie de comemoração ao evento, o bar atualmente ali instalado chama-se Bar Getúlio.

O Braz Hotel fechou em 1978. Mais tarde o imóvel foi comprado por uma rede de hotéis da cidade e abriu novamente em 1991.

Referências:

VAE a’ Curitiba? [anúncio]. O Dia. Curitiba, 31 nov.1931, n. 2381, p. 3.
NOVO “Braz Hotel”. [anúncio]. O Dia. Curitiba, 23 jun.1934, Ano XII, n. 2381, edição da manhã, p. 7.
MAIS um magnifico edificio para a cidade. O Dia. Curitiba, 10 set.1940, Ano XVIII, n. 5250, edição da manhã, p. 2.
A EVOLUÇÃO do Braz Hotel. Diário da Tarde. Curitiba, 16 mai. 1940, Ano 42, n. 13.602, p1.