terça-feira, 4 de julho de 2017

Comendador Araújo 692 - Villa Margarethe

Casa na Rua Comendador Araújo, 692

Mais uma das casas na Rua Comendador Araújo que é Unidade de Interesse de Preservação.

Li em um rede social que teria sido construída por alguém da família Mueller, mas isso foi tudo que descobri sobre ela, que, aliás, não consegui confirmar. Uma pena. Gostaria de poder escrever um pouco sobre cada uma dessas UIP.

De qualquer maneira, a casa é bem bonita e chama atenção o formato do portão de entrada e o muro com grades em ferro forjado.

Villa Margarethe


Luis Venske Dyminski em um publicação em uma rede social acabou fornecendo a informação que faltava sobre a casa, que transcrevo abaixo:

“Oscar Charles Mueller nasceu em 01/05/1880. Era o sexto filho de Gottlieb Mueller. Trabalhou por 30 anos na fundição da família.
Foi também fundador e sócio da Fábrica de Fitas Venske junto com seu cunhado Gustavo Venske. Casou-se com Margarethe Lepper, filha do industrial e comerciante Hermann August Lepper de Joinville.
Adoeceu ao ser mordido por um cachorro contaminado com raiva. Tentou buscar tratamento mais eficiente na Alemanha porém não teve tempo hábil. Faleceu em Hamburgo, em 09 de Março de 1927.
Sua residência - Vila Margarethe - mantém-se firme e luzida na Comendador Araújo, quase esquina com a Al. Presidente Taunay.”

Publicações relacionadas:
Fundição Müeller
Fábrica de Fitas Venske
texto complementado em 25 jul. 2020

Referência:
DYMINSKI, Luis Venske [publicação em rede social]. Disponível em: <https://www.facebook.com/luis.magrao.3/posts/10163948326790524>. Acesso em: 25 jul. 2020.