sábado, 25 de novembro de 2017

Capela São Camilo de Lellis

Capela São Camilo de Lellis
Capela São Camilo de Lellis
Capela São Camilo de Lellis
Capela São Camilo de Lellis

Localizada bem no início da Rua Rafael Papa, no Jardim Social, a Capela São Camilo de Lellis faz parte da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e foi inaugurada em 15 de dezembro de 1973.

A capela foi construída em estilo modernista. Não consegui descobrir quem a projetou. A capela está a maior parte do tempo fechada e por isso não tirei fotos do interior. Mas fico devendo.

São Camilo de Lellis (1550-1614)


No site da paróquia tem um texto sobre São Camilo de Lelis, que reproduzo parcialmente:

“Pertencente de uma nobre e tradicional família, Camilo de Léllis foi militar e pelo seu caráter, expulso da tropa. Viciado em jogo, levava vida profana e decadente. Perdeu todos os seus bens. No momento mais melancólico de sua vida, em uma situação de mendicância, Camilo foi tocado pela graça divina, arrependendo-se de todos os seus pecados, passando a dedicar sua vida a servir, por espírito de caridade, aos doentes pobres em hospitais e, diante de tanta dedicação, fundou a Companhia dos Servidores dos Enfermos, conhecidos como Camilianos. Não é por menos que se tornou o Patrono dos Enfermos e dos Hospitais. …”

Referência:

A vida de São Camilo de Léllis. Santuário de Fátima. Disponível em: <http://www.santuariofatima.org.br/capelascamilo.htm>. Acesso em: 23 nov. 2017.